Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cachoeira confirma dois casos de dengue

Mosquito da dengue: casos confirmados da doença em moradores da zona norte acendem alerta nas por parte das autoridades em saúde de Cachoeira do Sul / Foto: Divulgação

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul confirmou nesta terça-feira (22) dois casos de dengue no município. Os casos identificados são de moradores do Bairro Oliveira, na zona norte da cidade. Os resultados dos exames com as confirmações vieram do Laboratório Central do Estado, que fica em Porto Alegre.

Com isso, o Departamento de Vigilância em Saúde anuncia que passou a intensificar as ações de combate à dengue e emitiu alerta à população quanto aos sintomas da doença e a relevância da colaboração de todos na limpeza de suas residências e seus pátios. O objetivo é eliminar focos de água parada para, assim, eliminar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A doença é transmitida pela picada do mosquito, após o inseto já ter tido contato anterior com algum contaminado, e os sintomas podem aparecer no período compreendido entre três e 15 dias: febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos).

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) emitiu na manhã desta quarta-feira (23) um comunicado com orientações aos profissionais da rede municipal para os protocolos de coleta de amostras para exames durante a investigação de diagnósticos pela rede de atenção básica, tendo em vista a perspectiva de circulação viral nos próximos dias. A orientação aos pacientes com sintomas similares é que busquem atendimento médico imediatamente, evitando a automedicação.

Os testes para dengue são solicitados pelos médicos em qualquer posto de saúde da cidade ou ainda podem ser realizados na rede privada (laboratórios). O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os laboratórios procedem a coleta imediatamente. Nas unidades do setor público, o exame é encaminhado ao laboratório municipal, sediado no prédio da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, na Rua Saldanha Marinho.

Sair da versão mobile