16.6 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 26 fevereiro, 2021 - 07:22
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira começa preparativos para vacinação contra Covid-19

Crédito: Carla Holgado (ESF3 – Noêmia)

A Secretaria Municipal da Saúde fará neste sábado (16), uma capacitação para 50 voluntários que atuarão na vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. A capacitação acontecerá no Hospital da Liga, com uma turma de 25 voluntários às 14 horas e outra, também de 25, às 16 horas. Todos os voluntários são alunos do curso de Enfermagem da Ulbra/Cachoeira do Sul e do curso técnico em Enfermagem da Escola HCB. Outros 50 voluntários estão inscritos para colaborarem na vacinação e deverão ser capacitados nos próximos dias. “Somos extremamente gratos pela disponibilidade da Ulbra e da Escola HCB em participar com seus alunos desse momento importante”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Gerceí Silveira.

O treinamento teórico do sábado (16) estará sob a responsabilidade das enfermeiras Andréa Santos, Mariana Bortolazzo Machado e Glaucia Folgearini, da Vigilância Epidemiológica do Município. No decorrer da semana, os voluntários também farão um treinamento prático, nas salas de vacinas. A ideia da Secretaria da Saúde é mesclar, durante a vacinação, equipes com voluntários e vacinadores de carreira da Prefeitura. Também no sábado (16), na parte da manhã, os vacinadores da Secretaria da Saúde participarão de uma teleconferência para orientações gerais a respeito da vacinação, que deverá seguir a organização semelhante à última vacinação contra a influenza, que já foi realizada dentro de um momento de pandemia.

Estratégia da vacinação no Município

Conforme a diretora da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, não é possível adiantar quantas doses serão recebidas pelo município e nem quais serão os grupos prioritários que receberão a vacina nesta primeira fase. “Estas são decisões do Ministério da Saúde que estão dentro do Plano Nacional de Imunização. Acreditamos que os primeiros a serem vacinados serão os idosos residentes em casas geriátricas e os profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes positivados para Covid.”, explicou a diretora.

A antecipação, com o treinamento dos voluntários e o acerto de detalhes da logística, é a estratégia da Secretaria para que tudo esteja pronto para o momento em que a vacina chegar.

Em Cachoeira, as vacinas da Covid-19 deverão ser aplicadas nas 7 salas de vacinação (US 1, 4 e 14 e ESF 1, 3, 4 e 5) e através das duas equipes volantes nas localidades do interior onde já há atendimento e, de forma itinerante, onde não há o atendimento volante. Além disso, a Secretaria pretende realizar duas vacinações em formato drive thru, uma próxima à Prefeitura e outra próxima à UPA, e usar como ponto fixo, o Ginásio Derlizão e outro local na zona norte da cidade, ainda a definir.

O armazenamento das vacinas será feito dentro das câmaras já existentes nas salas e, nas vacinações fora das salas, em caixas térmicas.

Cachoeira deverá receber doses da AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região