26.1 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 12 abril, 2021 - 17:33
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira do Sul: CNHs tipo AB aumentam 51% em 10 anos

A reportagem do Portal OCorreio realizou um levantamento nos dados do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) sobre a emissão de carteiras de habilitação (CNH) em Cachoeira do Sul na última década, encerrada em 2020. De acordo com os números, a carteira tipo AB registrou maior aumento (51,8%). Já a tipo C, maior redução (-47,1%) no período.

Confira:

A = aumento de 11,5%

AB = aumento de 51,8%

AC = redução de 38,4%

AD = aumento de 28,1%

AE = aumento de 46,4%

B = aumento de 30,6%

C = redução de 47,1%

D = redução de 19,4%

E = aumento de 8,5%

Saiba mais:

CNH da categoria A
Com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 de cilindrada.

Além disso, também é possível conduzir os ciclomotores da categoria ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

CNH da categoria B
Neste caso, o condutor fica habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Quadriciclos estão inclusos nesta classe.

Com a carteira de habilitação B, também é permitido o acoplamento de reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e veículo não ultrapasse o peso ou lotação máximos definidos. Contudo, é proibida a condução de carros puxando trailers, contemplados apenas na categoria E.

Condutores da categoria B podem, ainda, conduzir motor-casas (ou motorhomes) que não excedam 6 toneladas e não transportem mais que nove ocupantes. Esses veículos são contemplados em outras categorias da CNH.

CNH da categoria C
Nesta classe, motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B, e também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. São exemplos os caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Esse tipo de carteira de habilitação também permite a condução de veículos com unidades acopladas, sendo que o conjunto não pode ultrapassar 6 toneladas.

CNH da categoria D
Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

CNH da categoria E
O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Por fim, é necessário ter a carteira E para conduzir carros puxando trailers.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região