19.5 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 22:43
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira adota mudanças nas regras da bandeira preta

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou o Decreto 55.789 que traz a atualização das normas de bandeira preta, vigentes para todo o Estado do Rio Grande do Sul na próxima semana. A Prefeitura de Cachoeira do Sul divulgou as mudanças na noite deste domingo (15).

O QUE MUDA NA BANDEIRA PRETA

PETSHOPS

Até então, o protocolo determinava que as petshops deveriam permanecer fechadas na bandeira preta.
A partir de agora, podem funcionar com 25% dos trabalhadores. E os clientes poderão agendar o atendimento e buscar e levar os animais, assim como se utilizar da modalidade de tele-entrega. Os clientes não podem circular dentro do estabelecimento.

ACADEMIAS E PISCINAS

Até então, serviços de educação física como academias, centros de treinamento, estúdios e similares, assim como piscinas (abertas ou fechadas) deveriam estar fechados na bandeira preta.

A partir do novo decreto, os espaços podem abrir para atendimento presencial somente para reabilitação, com um aluno apenas e por um profissional de saúde com registro em conselho de Educação Física ou Fisioterapia, em local reservado, sem compartilhamento de espaço ou equipamentos com outras pessoas. O atendimento deve ser com hora marcada e com todos os devidos registros em prontuários para comprovação e fiscalização.

O funcionamento dos espaços não poderá, neste momento, ser destinado a aulas, treinamentos ou prática de condicionamento físico de qualquer tipo.

ITENS QUE NÃO PODEM ESTAR EXPOSTOS NO COMÉRCIO ESSENCIAL

O Governo do Estado também esclareceu quanto aos itens que não podem ser expostos nos supermercados, já que só podem ser comercializados itens essenciais, tudo visando reduzir a circulação de pessoas.

Os produtos que devem estar tapados para não permitir o acesso de clientes de forma presencial, mas que podem ser vendidos por tele-entrega, são:

  • eletroportáteis e eletrônicos, ressalvados itens de informática, de telefonia e os relacionados ao preparo e à conservação de alimentos
  • beleza e perfumaria
  • decoração
  • vestuário
  • brinquedos e jogos
  • esporte e lazer
  • cama, mesa e banho, ressalvados itens relacionados com preparo e conservação de alimentos
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região