Cachoeira: adolescentes com comorbidades recebem a vacina na US1

Por
Cachoeira: adolescentes com comorbidades recebem a vacina na US1
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
21 de julho de 2021 - 20202553_1980771_GDO

Adolescentes entre 12 e 17 anos portadores de comorbidades passarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira, das 17 horas às 20 horas, na US1/Prédio do INSS. Por integrarem um grupo populacional com risco de quadro grave para a doença, os menores de idade foram incluídos nesta etapa do Programa Estadual de Imunizações.

No início da tarde desta quarta-feira, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES divulgou um informe técnico constando a lista de comorbidades a serem consideradas para a vacinação, os documentos e registros comprobatórios, bem como o modelo de declaração a ser preenchido e apresentado no momento da imunização do adolescente.

Foram elencadas como recomendações clínicas para a vacinação desse público as comorbidades:

– Obesidade

– Asma

– Doenças congênitas (raras, genéticas e/ou autoimunes)

– Doenças hematológicas

– Doenças cardiovasculares

– Doenças neurológicas

– Doenças endocrinológicas

GESTANTES e PUÉRPERAS

Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto deverão se vacinar nesta quarta-feira, das 17 horas às 20 horas, no Pavilhão da Igreja São José, onde estarão sendo aplicadas doses da CoronaVac, o imunizante autorizado para este grupo pelo Programa Estadual de Imunizações.

INTERVALO DE 12 SEMANAS

Por meio de resolução, a Comissão Intergestores Bipartite/RS (CIB) determinou que a redução de 12 para 10 semanas do intervalo entre a 1ª e a 2ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer, visando conter o avanço da variante Delta, deveria ocorrer somente para a 16ª remessa de imunizantes entregue pela Secretaria Estadual de Saúde. A antecipação ocorreu apenas para o estoque disponível no Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) na capital.

Em Cachoeira do Sul, a Administração Municipal deliberou que a orientação será aplicada para todos os usuários do SUS com segundas aplicações agendadas até o dia 31 de julho. Depois desta data, a Secretaria da Saúde retomará o prazo de 12 semanas entre as doses das vacinas destes dois laboratórios. A CoronaVac não sofre nenhuma alteração no intervalo entre doses, seguindo orientação de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação. A Janssen, por sua vez, possui dose única.