A fiscalização da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul flagrou, nesta sexta-feira (5), uma cachoeirense que testou positivo para Covid-19 atendendo num salão de beleza no Bairro São José. A cabeleireira, de 48 anos, deveria estar cumprindo o período de 14 dias de isolamento domiciliar.
No entanto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, ela descumpriu essa determinação. A Brigada Militar também participou da ação e lavrou um termo circunstanciado que será encaminhado ao Ministério Público, que pode oferecer denúncia à Justiça pelo descumprimento de norma sanitária e por prática que favorece a disseminação de doença contagiosa. A Vigilância Sanitária do Município interditou o estabelecimento. A pena pode chegar a um ano de detenção.
FISCALIZAÇÃO
O flagrante da cabeleireira reforça a importância do trabalho que a fiscalização do Município e a Secretaria Municipal de Saúde têm realizado. A Secretaria de Saúde faz o acompanhamento dos monitorados (que são identificados na triagem ou nas unidades de saúde) e também dos testados positivos.
As pessoas que tiveram contato com a cabelereira nos últimos 10 dias devem entrar em contato com a Secretaria da Saúde para que sejam identificadas e monitoradas e, se necessário, realizem a testagem para Covid.