25 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 14:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Brigada Militar sedia encontro de Patrulhas Comunitárias do Interior

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e o 2°BPM sediaram nesta quinta-feira (6), o 6°Encontro das Patrulhas Comunitárias do Interior, na localidade de Iruí, no interior do município de Pantano Grande.

Prestigiaram o evento, diversas autoridades, dentre elas, o Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, que mostrou-se incentivador das atividades de policia comunitária, destacando a importância de um atendimento de excelência às comunidades interioranas.

Palestras e troca de informações marcaram evento / Foto: 23ºBPM

Além disso, estiveram presentes, os prefeitos de Pantano Grande e Rio Pardo, Cassio Nunes e Rafael Barros, o anfitrião do evento, Vlademir Vaz, comandante do 23°BPM, tenente coronel Giovani Paim Moresco, Chefe do Estado Maior, major Paulo Fernando Soares Nascimento, comandante do 35°BPM, major Jaime Roberto Soligo Filho e o comandante do Batalhão anfitrião, major Clademir Machado Flores.

As Patrulhas comunitárias do Interior proporcionam um atendimento qualificado para a população do campo. Dentre as atividades dos Policiais que atuam nestas Patrulhas, incluem visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o intuito de delinear as propriedades, realizando contato com as lideranças locais, verificando e orientando a comunidade. Neste viés, são delineados pontos referenciais para casos de ocorrências e informações que contribuam para a manutenção do equilíbrio e harmonia social.

Durante o encontro, foram ministradas Palestras, destacando-se a realizada pela Farsul (Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul), através do Coronel da Reserva Remunerada da Brigada Militar, Jeronimo Barbosa; aulas de Instrução de tiro, além do conhecimento adquirido através da troca de experiências entre o efetivo deste Comando. Foi entregue uma viatura que reforçará o policiamento dos patrulheiros comunitários.

Atividades incluíram avaliação de atividades / Foto: 23ºBPM

Segundo o comandante do CRPO/VRP, coronel Valmir José dos Reis, as Patrulhas Comunitárias do Interior (PCIs) fazem parte do Plano Tático de Segurança Pública, onde os Policiais Militares atuam de forma integrada com a comunidade, estendendo a atenção diária dos perímetros urbanos para as comunidades rurais, de forma que a totalidade da população se sinta incluída em igualdade de condições, de acordo com as prioridades da segurança pública. Destacou também que dentre as estratégicas primordiais da Polícia Militar, evidencia-se o policiamento comunitário, onde é essencial o apoio da comunidade, através do repasse de informações, coibindo a ação de delinquentes naquelas localidades, com o condão de agir antes da efetivação do conflito, proporcionando maior eficiência e eficácia na prestação dos serviços policiais.

Ações aperfeiçoaram preparação de agentes / Foto: 23ºBPM
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região