Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Brigada Militar reforça efetivo para garantir a segurança das eleições em Cachoeira

Brigada Militar está nas ruas desde a madrugada em patrulhamento nas imediações de locais de votação / Foto: Milos Silveira/OC

 

A Brigada Militar reforçou o efetivo com todo o contingente administrativo colocado nas ruas neste domingo (2) para garantir a segurança das eleições em Cachoeira do Sul. Em entrevista na cobertura especial da Rádio Fandango nas eleições 2022, o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, coronel Jaime Soligo Filho, destacou que a corporação está em patrulhamento nas ruas desde a madrugada, especialmente nas imediações das seções eleitorais.

Além de casos pontuais de confusão em filas, o único incidente registrado até o momento foi o furto de cabos de energia no CTG Tropeiros da Lealdade, onde há quatro seções eleitorais. O crime foi cometido na madrugada deste domingo. Criminosos furtaram a fiação externa, que fica antes do medidor de energia, sob responsabilidade da RGE.

O furto foi constatado no início da manhã e, para garantir o início da votação a partir das 8h, dentro do horário oficial, o fornecimento de energia foi improvisado com uma extensão elétrica. Durante a manhã, a RGE esteve no CTG e providenciou a instalação da nova fiação e o fornecimento de energia foi normalizado. A RGE também trabalha com reforço de equipes para garantir o fornecimento de energia nas seções eleitorais.

POLICIAMENTO REFORÇADO DA BM FICA NAS RUAS ATÉ O FIM DA NOITE

O coronel Soligo salienta que a previsão é de que o trabalho especial de policiamento ostensivo do 35º BPM se estenda até o fim da noite em Cachoeira do Sul. Após o término da votação, as atenções do policiamento se voltam para a segurança do transporte das urnas e dos pendrives com os escrutínios dos votos até o Cartório Eleitoral para a apuração. “Até o momento, a votação acontece de forma tranquila em Cachoeira e região”, avalia o comandante do 35º BPM.

Em todo o Rio Grande do Sul, 25 urnas serão sorteadas para serem vistoriadas por amostragem em Porto Alegre. Caso uma delas seja da 10ª Zona Eleitoral, que abrange Cachoeira do Sul, Novo Cabrais e Cerro Branco, a segurança do transporte do equipamento até a Capital ficará a cargo de uma guarnição do 35º BPM.

PROBLEMAS COM BIOMETRIA

Neste domingo, a cobertura especial das Eleições 2022 da Rádio Fandango recebeu a informação de pelo menos um caso de reclamação junto a mesários e ao próprio Cartório Eleitoral de Cachoeira do Sul quanto a problemas no sistema de biometria. Um eleitor relatou que, quando chegou a sua vez de votar na sua seção eleitoral, a biometria não liberou a abertura da urna eletrônica para que ele pudesse depositar os seus votos para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

O problema só foi sanado porque os mesários conseguiram validar a votação com o lançamento da data de nascimento do eleitor no sistema da Justiça Eleitoral.

Sair da versão mobile