Brigada Militar evita assalto a joalheria em Cachoeira do Sul

Por
Brigada Militar evita assalto a joalheria em Cachoeira do Sul
POLÍCIA
29 de dezembro de 2024 - Policiamento ostensivo da Brigada Militar fez buscas e deteve suspeito de planejar assalto a joalheria em Cachoeira do Sul / Foto: BM/Divulgação

Uma ação de policiamento ostensivo preventivo da Brigada Militar culminou neste sábado (28) com a abordagem de um homem que, conforme apontou a área de inteligência da instituição, tinha planos de assaltar uma joalheria em Cachoeira do Sul. O indivíduo, que 45 anos, viajou de Santa Cruz do Sul para Cachoeira e esteve numa joalheria situada na Avenida Brasil pela manhã.

As atitudes suspeitas do homem deixaram a direção e os funcionários da loja em alerta. A Brigada Militar foi acionada e, de posse das características do suspeito, passou a fazer buscas pela cidade. O homem foi localizado na Avenida Marcelo Gama, perto da Curva do Comercial. (Continua abaixo da publicidade)

Em revista pessoal, a Brigada Militar encontrou com ele uma arma artesanal com duas munições calibre 12. “Caso esse possível assalto se concretizasse, seriam muitas as chances de consequências graves, inclusive com perda de vidas”, conjecturou uma fonte da área de segurança pública ouvida pela reportagem do Portal OCorreio.

Os policiais, então, deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o registro de ocorrência. A arma e as munições foram apreendidas e entregues pela Brigada Militar à Polícia Civil, que passa a investigar o caso. Após, o homem foi liberado, mas segue na condição de investigado.

Leia mais: Em Cachoeira do Sul, bandidagem não se cria

Em abril, confronto entre assaltantes de joalheria com a Brigada Militar deixou dois mortos em Cachoeira do Sul

No dia 5 de abril deste ano, uma sexta-feira, uma quadrilha investiu contra a Bartmann Óptica e Joalheria, na Avenida Brasil. Enquanto comparsas aguardaram do lado de fora, um criminoso entrou no estabelecimento e, armado, tentou render atendentes.

O assaltante foi surpreendido por um empresário de 51 anos que reagiu e o colocou para correr a tiros. À época, em entrevista à imprensa, o delegado Rodrigo da Silveira disse que a arma possui registro e estava em situação regular e que o empresário possui porte.

O bandido teria sido alvejado por pelo menos um disparo. Ele se juntou a outros integrantes do bando, que fugiram num Fiat Uno – furtado em março em Tramandaí – em direção à Avenida Paul Harris, onde supostamente estaria o quarto integrante do grupo criminoso aguardando num GM Corsa. No local, o Uno foi incendiado e os criminosos fugiram no Corsa em direção à BR-290. Segundo a Polícia, o bando era composto por cinco integrantes. Um deles teria fugido antes.

Na BR-153, na localidade de Quebra Canga, o grupo abandonou o Corsa e fugiu mato adentro a pé. Eles chegaram a pedir informações a moradores numa propriedade que, desconfiados, acionaram a Brigada Militar. A BM seguiu monitorando os criminosos e os localizou no final da tarde de sexta-feira numa área de lavoura na Barragem do Capané. Nas proximidades de uma estrutura de irrigação instalada junto a um açude, os policiais deram voz de comando para que o bando se entregasse.

Forças de segurança se mobilizaram rapidamente em Cachoeira do Sul e deram dura resposta a quadrilha que entrou na cidade, com saldo de dois mortos e dois presos / Foto: Divulgação

Em abril deste ano, forças de segurança vindas de outras regiões do Estado se mobilizaram rapidamente em Cachoeira do Sul e deram dura resposta a quadrilha que entrou na cidade, com saldo de dois mortos e dois presos / Foto: Divulgação

Um dos bandidos apontou a arma para as costas de um soldado da Brigada Militar. Um colega de farda ordenou que o indivíduo abaixasse a arma, mas ele, além de desobedecer, apontou o revólver contra o policial, que revidou com um tiro. Nesse momento, um segundo integrante do bando também esboçou ameaça com arma e também foi alvejado.

Um dos criminosos morreu na hora. O outro foi arrastado pelos PMs ainda com vida até próximo da estrada, mas não resistiu e também faleceu no local. Os mortos foram identificados como Tainã da Rosa Conceição, 26 anos, de Osório, e Natanael Israel da Silva Santana, 20 anos, de Cachoeirinha.