O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) divulgou na tarde de segunda-feira (29/07) um comparativo de dados entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados são satisfatórios.
No entendimento do CRPO, num comparativo do primeiro semestre de 2018 com o ano atual (2019), foi possível um aumento de aproximadamente 36% de armas apreendidas, em torno de 15% de aumento nas prisões efetuadas, aumento de 21,44% nas ocorrências atendidas e 88,66% nas pessoas abordadas, caracterizando mais de 120 mil abordagens. Além disso, houve um aumento de quase 50% nas drogas apreendidas e mais de 50 mil veículos abordados, representando um aumento de 34,93%.
Os dados revelados, conforme o comando, permitem afirmar que o aumento da tecnologia em prol da segurança pública, maior investimento na inteligência policial, maior ostensividade policial, planejamentos dos recursos tecnológicos, de inteligência, de análise e de policiamento para a resolução dos problemas, possibilitaram um aumento significativo na segurança da comunidade. Além disso, esse aumento é fruto do envolvimento e profissionalismo do efetivo desta região, afirma o comandante Regional, coronel Valmir José dos Reis
As ações preventivas realizadas são em consonância com a análise criminal, buscando combater de forma qualificada os crimes de maior incidência, através da realização de abordagens e ações ostensivas qualificadas em locais específicos e uma maior aproximação da polícia com a comunidade.
COMUNITÁRIO
Através do policiamento comunitário, que propõe a mudança estrutural das instituições policiais, para que estejam mais próximas da comunidade, foi constatada grande aceitação e contribuição por parte da comunidade. Os policiais realizam visitas a estabelecimentos comerciais, de forma ostensiva e preventiva, com rondas em áreas específicas, visitas a escolas, estabelecimentos comerciais, residências, promovendo uma interação entre o policial militar e a comunidade alvo da prestação dos seus serviços, com diálogo constante e comprometimento.