A situação de calamidade pública dos municípios atingidos por temporais no RS nos vales do Rio Pardo e Taquari mobiliza pessoas, instituições e governos no sentido de uma ampla campanha para arrecadar alimentos, roupas e material de higiene. A Brigada Militar abriu campanha para arrecadação de doações.
Em Cachoeira do Sul, o 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está recebendo as doações. A decisão foi tomada pelo comando regional que informa que o 2ºBPM em Rio Pardo, 23º BPM em Santa Cruz do Sul e demais quartéis da região dos vales do Rio Pardo e Taquari estão mobilizados na campanha solidária.
Podem ser entregues nos batalhões da Brigada materiais de higiene e limpeza, cestas básicas, roupas de cama e agasalhos. A Defesa Civil de Cachoeira do Sul também pode ser acionada. O telefone para contato é fone/whatsapp (51) 995359310.
TEMPORAIS NOS VALES DO RIO PARDO E TAQUARI LEVAM GOVERNADOR A CANCELAR DESFILES
O governador Eduardo Leite decidiu decretar a suspensão dos desfiles previstos para esta quinta-feira, 7 de setembro, por conta da situação de calamidade dos municípios atingidos por temporais no RS durante o último final de semana nos vales do Taquari e Rio Pardo. Uma força-tarefa que envolve os governos do Estado e federal percorre nesta quarta municípios como Roca Sales, Muçum, Lajeado, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Venâncio Aires vistoriando áreas devastadas por enxurradas.
Os estragos da enchente devastadora que castiga parte do Rio Grande do Sul seguem sendo contabilizados à medida que a água baixa. Mais mortes foram confirmadas, passando para 31 o total de vítimas até o fim da manhã desta quarta-feira (6). Roca Sales e Muçum, no Vale do Taquari, concentram o maior número de mortes pela tragédia.
Em Muçum, uma ovelha morta amanheceu pendurada na fiação elétrica de uma via pública na manhã desta quarta-feira. A cena, por si só, dá uma ideia da dimensão da enchente que assola os Vales do Rio Pardo e Taquari desde o final de semana.