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Brechó, ótima oportunidade de negócio

Brechó / Crédito: Sebrae

Brechó / Crédito: Sebrae

As constantes mudanças do mundo da moda e o resgate de tendências são alguns dos motivos que fazem do brechó um empreendimento atrativo para lojistas e consumidores. Além disso, esse tipo de estabelecimento pode atrair um público diversificado, entre jovens, adultos e idosos, atendendo a todas as classes sociais, com interesses que variam desde a procura por marcas famosas até a economia na aquisição de produtos.

O que é?

São populares na Europa e nos Estados Unidos, e conquistaram o seu espaço no mercado brasileiro, trata-se de uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados e artigos como bolsas, bijuterias e até mesmo objetos de arte. O que antigamente era visto como uma iniciativa beneficente em bazares de igrejas ou uma opção para pessoas socialmente vulneráveis, hoje é um dos segmentos que se destacam no varejo, e recebe investimento de grandes marcas.

Tendência

Os brechós se destacam como exemplos na expansão do mercado de segunda mão. São muitas as razões disso acontecernos últimos anos. Veja o motivo de cada vez mais empreendedores de diversos tamanhos se interessarem por este nicho:

1. Crises financeiras
O cenário econômico faz com que o consumidor procure alternativas para continuar suprindo suas necessidades, à medida que vê seu dinheiro se desvalorizar, e as compras em brechós possibilitam ao consumidor economia que vai até 80% em relação às lojas tradicionais. Assim, a opção de comprar um produto de segunda mão é atrativo. Na realidade brasileira com a maioria da população pertencente a classe C e D, esta demanda de mercado está muito ligada com a necessidade.

2. Sustentabilidade: Economia circular
Os consumidores também têm refletido como seu consumo impacta o meio ambiente, e a economia circular é uma proposta de não extrair recursos do planeta mas aproveitar os produtos e materiais que já estão circulando, sendo o upcycling (reaproveitamento do que seria descartado) e a reciclagem caminhos nesta direção.

Em torno de 97% das pessoas acreditam que a moda e vestuário estão relacionadas às alterações climáticas e que têm impactos sobre o meio ambiente.

Outro fenômeno interessante é que assim como a pandemia impactou no poder de compra também refletiu no maior número de pessoas preocupadas com impacto ambiental de seu consumo Segundo um mapeamento da Economist Intelligence Unit (EIU), realizado em 2021, a busca na internet por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos 5 anos. O estudo também apontou que, no Brasil, nesse mesmo período, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82%. (Sebrae Inteligência Setorial)

Artigos de luxo de segunda mão
Outro mercado em expansão para o empresário que aposta no comércio de usados é o de artigos de luxo.

De lojas físicas a virtuais, os brechós que comercializam esse tipo de produto atendem a uma demanda de clientes que buscam roupas, óculos, sapatos e acessórios de marcas internacionais, com preços menores do que os praticados pelas lojas de luxo que levam a marca. De acordo com estimativas do mercado, é possível encontrar produtos de grandes grifes nacionais e internacionais em bom estado e com descontos que podem chegar a 70%.

O brechó funciona como um intermediário entre o dono do artigo que será vendido e o comprador. Em geral, o comerciante fica com 17% a 20% do valor que o produto foi comercializado. O faturamento vai depender do número de peças oferecidas, que vai influenciar nas vendas mensais e nos valores praticados.

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