Brasileirão: Inter acaba superado na última rodada do primeiro turno

Por 24 de julho de 2022

Crédito: Ricardo Duarte

O Colorado visitou o Palmeiras, na tarde deste domingo, em partida da 19ª e última rodada do primeiro turno do Brasileirão. No Allianz Parque, Gustavo Gómez abriu o placar para os donos da casa, Alemão empatou para o Inter na reta final de confronto, mas Gabriel Menino, já depois dos 40 minutos da etapa final, decidiu a vitória de 2 a 1 dos paulistas. O Clube do Povo volta a campo no próximo domingo, às 16 horas, no Beira-Rio, quando abrirá o returno nacional diante do Atlético-MG.

Rival melhor

Bastante desfalcado, o Inter foi a campo com novidades no Allianz Parque. Recorrente titular da zaga colorada, Mercado foi escalado como lateral-direito, enquanto Kaique e Vitão formaram o miolo de defesa do Clube do Povo. Na esquerda, Thauan completava o quarteto posicionado em frente a Daniel. Já na frente, Wanderson e Pedro Henrique atuavam como escapes, ao passo que Johnny fortalecia a meia-cancha vermelha.

A disposição colorada sustentou o zero a zero durante 17 minutos, quando Dudu fez jogada individual e cruzou bola rasteira para Gustavo Gómez. Como se fora um centroavante, o zagueiro completou para as redes gaúchas. O gol não alterou o panorama da partida, que seguiu disputada com maior posse de bola para o time da casa.

Na tentativa de responder ao controle paulista, Mano redesenhou a linha de frente do Internacional, posicionando Pedro Henrique de maneira mais centralizada, enquanto Johnny e Wanderson atuavam nos respectivos corredores direito e esquerdo. Mesmo assim, quem voltou a marcar foi o Palmeiras, mas o gol de Murilo foi invalidado por impedimento – assinalado pelo VAR.

O gol anulado acordou o Inter, que ocupou o campo ofensivo nos últimos cinco minutos do primeiro tempo. Após seguidos cruzamentos cortados por Gustavo Gómez, Pena, inclusive, arrancou suspiros da torcida colorada. Pela intermediária esquerda de ataque, o uruguaio chutou por baixo, e parou em importante defesa de Weverton.

Inter cresce, mas paga caro por deslize

Mano mudou o time na volta do intervalo, com as entradas de Alemão e Mauricio nas vagas de Wanderson e Gabriel. Mais ofensivo, o Inter cresceu a partir das substituições, e passou a criar suas primeiras grandes chances da tarde. Primeiro, aos 10, Pedro Henrique foi lançado por Pena, saiu cara a cara com Weverton e chutou mascado. A bola até passou do goleiro, mas foi cortada, em cima da linha, por Murilo.

Aos 13, quem assustou foi Mauricio, que recebeu ótima assistência de Alemão e, dentro da área, teve espaço para dominar e preparar o chute. De perna canhota, o arremate rasteiro foi defendido por Weverton. Atento à crescente do Inter, Abel Ferreira reforçou o poder de marcação de sua equipe, colocando Gabriel Menino, volante, na vaga de Raphael Veiga, meia-ofensivo.

Para além das trocas, o Palmeiras também reagiu dentro de campo – e com uma de suas principais armas. Do escanteio cobrado na primeira trave, os mandantes carimbaram duas vezes o travessão, com Dudu, cujo escanteio também foi espalmado por Daniel, e Zé Rafael. Protagonista de um lado, a trave também salvou o outro. Aos 31, Alemão deixou três marcadores comendo poeira e mandou um tirambaço de fora da área. A bola explodiu no poste, adiando um gol, àquela altura, já inevitável.

O empate chegou com Alemão. Grande nome da etapa final, o centroavante concluiu excelente trama do meio de campo colorado. Quem começou a jogada foi Pena, que acionou Mauricio. Ele carregou até o ataque, onde deixou para Edenilson, que serviu boa assistência para Alexandre. O camisa 35 dominou já preparando o chute de perna canhota, mas, mais do que um arremate, soltou um foguete teleguiado, que explodiu no ângulo da meta palestrina.

O empate reconhecia o bom segundo tempo colorado, mas foi desfeito aos 42, quando Gabriel Menino recebeu cruzamento de Vanderlan e finalizou no contrapé de Daniel. Último da partida, o gol definiu a vitória do Palmeiras, que segue na liderança isolada do Brasileirão, ao passo que o Inter, com 30 pontos, fica na sétima posição, mas empatado em pontos com o Flamengo, sexto.