Reparos em rodovias de Cachoeira e região exigem atenção dos motoristas por conta de trechos com trânsito controlado por sistema de pare e siga / Foto: Divulgação
As três principais rodovias para quem viaja a Cachoeira do Sul ou passa pelo município em viagem pela região estão em obras nesta semana. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesta segunda-feira (24), começa a aplicação de microrrevestimento asfáltico na BR-290, entre os quilômetros 252 e 257, em ambos o sentidos.
O trecho fica na região do Piquiri, em Cachoeira do Sul. No local, os motoristas devem redobrar a atenção, pois o trânsito é controlado em sistema de pare e siga pela empresa responsável pela manutenção.
NOVO CABRAIS E CANDELÁRIA
Na BR-153, no trecho de Novo Cabrais, há serviço de recapeamento e aplicação de microrrevestimento em andamento. Os trabalhos se concentram nas proximidades do trevo com a RSC-287. O trânsito é controlado no local em sistema de pare e siga.
Já na RSC-287, as obras de duplicação e manutenção da rodovia se concentram no trecho que faz limite entre Novo Cabrais e Candelária. Parte do asfalto antigo vem sendo removida ao longo do trecho, o que demanda uma demora maior por parte da empresa Sacyr, que atua tanto na manutenção quanto na duplicação da estrada.
Como a RSC-287 tem trânsito intenso de veículos que trafegam entre a Região Metropolitana de Porto Alegre, Santa Maria e a Fronteira Oeste e Noroeste do Estado, as filas de veículos no sistema de pare e siga chegam a ter vários quilômetros, o que exige calma e paciência por parte dos motoristas.
A empresa Rota de Santa Maria, responsável pela concessão da RSC-287, presta auxílio a motoristas com veículos que apresentarem falha mecânica, fazendo transporte com caminhão-guincho a pontos de socorro mais próximos.
PANORAMA DA RSC-287 DE 23 A 29/04:
Pare e Siga 24h
km 30 ao 34 – Reparos profundos
km 68 ao 71 – Reparos profundos
Pare e Siga
km 47 ao 44 – Fresagem e recomposição
km 38 ao 41 – Fresagem e recomposição
km 105 ao 108 – Fresagem e recomposição
km 100 ao 103 – Reparos profundos
km 117 ao 229 – Reparos localizados
km 28 ao 168 – Tapa buraco
km 35 ao 45 – Implantação de drenos no pavimento
Interdição de 1 pista
km 137 ao 141 – Reparos profundos
km 144 ao 146 – Reparos profundos
Acostamento
km 35 ao 158 – Limpeza de drenagem com hidrojato
km 28 ao 36 – Supressão vegetal
km 28 ao 86 – Prolongamento de obra de arte corrente
km 28 ao 120 – Limpeza e recuperação de drenagens superficiais e profundas
km 180 ao 200 – Limpeza e recuperação de drenagens superficiais e profundas
Sem interdição
km 28 ao 232 – Roçada
Fonte: Rota de Santa Maria