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BR-153: Área afetada pela cheia do Rio Jacuí segue em recuperação

Motoristas precisam de atenção e paciência no trecho da BR-153 em obras desde que foi afetado pela enchente do Rio Jacuí, no mês de maio. Foto: Divulgação.

O trabalho de recuperação da BR-153 em Cachoeira do Sul segue sendo realizado pela empresa Neovias, terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas ainda não existe uma data para sua conclusão. O trecho afetado pela enchente do Rio Jacuí no mês de maio vai desde o Bairro Fátima até a ponte sobre o Banhado Castagnino. No local, o trânsito está no sistema Pare/Siga e em ritmo lento devido às obras, que exigem atenção e paciência dos motoristas devido à movimentação de material e de maquinário.
A força da água arrancou o asfalto e chegou a impedir por mais de duas semanas o trânsito no local. A área afetada é um aterro que dá acesso à Ponte do Fandango e, nunca na história do município, tinha sido danificada pela cheia do Rio Jacuí.
Mesmo que venha a acontecer a liberação de duas pistas do trecho da rodovia afetado, os motoristas ainda continuarão no sistema Pare/Siga, na Ponte do Fandango. Em outubro de 2021, uma rachadura na estrutura de concreto da ponte levou inclusive o bloqueio do trânsito. A liberação em pista só aconteceu após o Dnit reforçar a base dos pilares do vão danificado.
Já existe uma empresa contratada para construir uma nova ponte de concreto. No entanto, devido à enchente de maio, que chegou ao leito da Ponte do Fandango, o Dnit agora divulga que poderá levantar a estrutura metálica da Ponte do Fandango, mas sem ainda um projeto específico.
PONTE DO CASTAGNINO TAMBÉM FOI ATINGIDA PELA ENCHENTE
A área da BR-153 em Cachoeira do Sul, atingida pela enchente do Rio Jacuí, está há cerca de 40 dias sob atenção do Dnit, que já efetuou o conserto da cabeceira da ponte do Banhado Castagnino, em uma área de várzea, e precisa também realizar as obras de recuperação de acostamento da BR-153 entre a entrada da localidade da Porteira Sete até o acesso para a região do Geribá.
De acordo com o Dnit, foram cerca de 50 cargas de pedras empregadas na recuperação da cabeceira da ponte do Banhado Castagnino, que estava comprometida na parte inferior. Esta ponte foi reconstruída em 2015 e entregue pelo Dnit em 2016, depois que a anterior teve toda estrutura comprometida pela enchente na época. O investimento esteve na casa dos R$ 6 milhões.
O conserto da ponte aconteceu no dia 18 de junho, quando o trânsito na ponte sobre o Banhado Castagnino, na BR-153, em Cachoeira do Sul foi interrompido. O trecho foi totalmente bloqueado às 8h para execução de serviços de recuperação da cabeceira sul da travessia, danificada pela enchente história de maio e liberado, às 17h.

 

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