Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Bosque da Prosperidade presta homenagem ao desenvolvimento de Cachoeira

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Foi inaugurado em Cachoeira do Sul, o Bosque da Prosperidade, um espaço criado para homenagear a longevidade das empresas e empreendedores que fazem o desenvolvimento da cidade. O Bosque fica no trevo de acesso à Cachoeira do Sul, na BR 153, no bairro Fátima, e abriga um pomar com 12 árvores de nogueiras simbolizando as décadas de atuação de cada empreendimento no município. “O Bosque da Prosperidade nasceu com um objetivo: homenagear fisicamente e de forma duradoura as empresas que atuam em Cachoeira do Sul. Para isso, precisamos de um símbolo que representasse a longevidade e tivesse conexão com município. E com certeza a nogueira-pecã, uma árvore frutífera com vida produtiva que pode durar mais de 200 anos, tem todo esse significado”, revela Luís Herzog, idealizador do projeto e sócio do CDL.

Além da iniciativa do CDL, o Bosque da Prosperidade conta com os apoios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sicredi Centro Leste e Grupo AgroScrew, Indústria Agro-Pertences, UFSM – Campus Cachoeira do Sul, SMaq Soluções Web e da Divinut, responsável pela doação das árvores de nogueira e consultoria técnica do projeto. “Atuamos a mais de duas décadas em Cachoeira do Sul e estamos muito orgulhosos em participar desse projeto que tem um valor muito especial para nós da Divinut, pois as árvores que doamos para a criação do bosque, são exemplares transplantadas da área da nossa expansão industrial”, ressalta Edson Ortiz, diretor da Divinut.

A prefeita em exercício, Angela Schuh também esteve presente na cerimônia de inauguração do bosque, que também contou com a presença de empresários e autoridades do município. “O Bosque da Prosperidade é um tributo especial às entidades, empresas e empreendedores que desempenham um papel essencial em nossa comunidade. Temos que celebrar o legado dessas empresas e iniciativas que deixaram sua marca na história de Cachoeira do Sul. Nesse sentido a nogueira-pecã oferece toda essa simbologia, além de sua importância econômica para o município que tem instaladas as duas maiores processadoras do fruto do Brasil”, disse a prefeita Angela Schuh.

 

Divinut e Sicredi assinam convênio para fomentar a diversificação de cultura

Ainda na segunda-feira, após a cerimônia de inauguração do Bosque, Divinut e a Cooperativa Sicredi Centro Leste fecharam um importante convênio de parceria para fomentar o Centro de Inovação, Pesquisa e Formação (Cipef) do Sicredi, em Barra do Ribeiro. “A ideia inicial é realizar o plantio de cerca de 300 mudas em uma área de 3,2 hectares já a partir de novembro. Com os seguintes enfoques: paisagismo produtivo, alameda de entrada, consórcio com bovinos e ovinos e a cultura solteira da nogueira para a diversificação da matriz produtiva da região, onde muitas propriedades da região são dependentes do fumo”, destaca o diretor da Divinut, Edson Ortiz.

Oferecer uma opção para a diversificação da matriz produtiva em Barra do Ribeiro e nos municípios vizinhos é um dos grandes objetivos do projeto, como ressalta o presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste, Paulo Alex Falcão. “Muitos municípios que têm IDH baixo e a gente acredita que pode estar relacionado a predominância da monocultura que é característica nessa região. Através do Centro de Inovação, Pesquisa e Informação e de parceria como essa com a Divinut vamos desenvolver culturas produtivas para o nosso associado se aprimorar e capacitar antes dele implantar na sua produtividade. Então o produtor ou investidor já conta com um pacote de erros e acertos para que ele tenha mais confiança na hora de investir na diversificação de cultura na sua propriedade”, afirma. Falcão lembra ainda que outra entrega que o projeto apresenta está relacionado a sucessão familiar. “Por vezes a gente vê os jovens saindo do meio rural por não ter oportunidade dentro da propriedade para diversificação de cultura. Com isso, a gente não quer mudar a cultura, mas oferecer uma melhora na geração econômica”, finaliza.

Sair da versão mobile