Crédito: Reprodução
O soldado do Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul, Dionatan Ribeiro Porciuncula Pinheiro, salvou na última sexta-feira, a vida de um bebê recém-nascido que estava se engasgando e corria risco de morte. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que os pais da criança foram até a residência de Pinheiro, que prontamente efetuou o salvamento do menino:
Pinheiro executou a manobra de Heimlich, o procedimento adequado para situações com pessoas engasgadas.
Herói da vida real
Ao tomar ciência do ocorrido, o vereador Magaiver Dias (PSDB) classificou Pinheiro como um ‘herói da vida real’, protocolando no Legislativo cachoeirense um requerimento para que a Casa encaminhe uma moção de cumprimento ao soldado.
“Atitude de heroísmo prestada pelo soldado Pinheiro. Ele é merecedor de todo o reconhecimento, salvando o menino assim que o tomou em seus braços. Desejo a ele todo o sucesso do mundo!” – vereador Magaiver Dias
Saiba mais
De acordo com dados da SBPA – Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico. A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.
As causas para esse tipo de acidente variam de “inalação do conteúdo gástrico” (asfixia ou sufocação causada por vômito ou alimento regurgitado), “inalação ou ingestão de alimentos causando obstrução do trato respiratório” e os acidentes com “riscos não especificados”.