Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Bolsa Família será bloqueado para pessoas com CPF irregular

Bolsa Família: bloqueio de benefício por inconsistências no CPF de beneficiários começa em janeiro / Foto: Divulgação

Bolsa Família: bloqueio de benefício por inconsistências no CPF de beneficiários começa em janeiro / Foto: Divulgação

A partir de janeiro, o pagamento do Bolsa Família será bloqueado para beneficiários que apresentarem inconsistências nos dados do CPF registrados no Cadastro Único (CadÚnico). Essa medida integra as iniciativas de aprimoramento na administração do programa social.

Aqueles que recebem o benefício têm a opção de verificar a situação do CPF e do programa por meio do Disque Social (121). Se o cadastro for regularizado dentro de um período de até seis meses, o beneficiário retomará o recebimento do benefício.

Diversos fatores podem levar à suspensão do pagamento do Bolsa Família, incluindo inconsistências na documentação de qualquer membro da família, cancelamento do CPF junto à Receita Federal ou discrepâncias de titularidade no CadÚnico.

COMO REGULARIZAR O CPF PARA RECEBER O BOLSA FAMÍLIA

A regularização do cadastro do Bolsa Família pode ser efetuada ao corrigir as informações do CPF na Receita Federal. Para isso, basta acessar o site do órgão, selecionar a opção “Meu CPF” e escolher o item “Atualizar CPF”. Em seguida, clique em “Etapas para realização deste serviço”.

Em situações de CPF suspenso, é viável regularizá-lo por meio da seção “Pedido de Regularização de CPF” no site da Receita Federal ou ir presencialmente a uma unidade do órgão.

Sair da versão mobile