Na noite de quarta-feira (27), a Brigada Militar de Cachoeira do Sul, através a Patrulha Comunitária do Interior (PCI), prendeu dois homens por abigeato e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, no Bairro Cristo Rei. Após receber informação sobre um homem que estaria no Rio Jacuí a bordo de uma canoa, provavelmente no intuito de cometer abigeato, a guarnição da PCI realizou averiguações e visualizou, às margens do Rio Jacuí, duas pessoas em uma embarcação a moto.
No momento da abordagem, os homens, de 30 anos e 50 anos, estavam retirando do barco cerca de 160 quilos de carne bovina, que seria colocada em um veículo no local. Com a dupla, foram encontrados: uma espingarda calibre 16 (transformada para calibre 12), quatro cartuchos intactos e um deflagrado (ambos de calibre 12), uma faca e uma chaira (ambas com marcas de sangue), além de duas lanternas.
Foi dada voz de prisão aos homens, que foram encaminhados – juntamente com o material apreendido – para a Delegacia de Pronto Atendimento, onde a ocorrência foi registrada.