
Pantano Grande celebrou um marco histórico para toda a região, com a inauguração de uma sede própria do 4º Pelotão do 2º BPM. A cerimônia – realizada nesta segunda-feira (1º), promovida pela Prefeitura Municipal e pelo Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), apresentou à comunidade uma estrutura moderna, fruto de parceria entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
O projeto, idealizado em 2022 e apresentado durante a cerimônia pelo prefeito Mano Paganotto, pelo vice-prefeito Juninho Pires e pelo empresário Vagner Ellwanger, juntamente com o comandante do Pelotão, Tenente João Alcimar F. Fernandes, avançou após a destinação de um terreno pelo Executivo e a doação de uma estrutura de 155 m² pela empresa Ellwanger Pré-Fabricados. Entre 2024 e 2025, a mobilização comunitária arrecadou mais de R$ 250 mil, entre empresários e pessoas da comunidade, permitindo que o prédio se tornasse realidade. O investimento total supera R$ 700 mil.
A cerimônia também contou com a presença do comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar de Rio Pardo, tenente-coronel PM Cássio Conzatti; vereador Ronilson Frare; presidente do Legislativo, Lucas Rodrigues; e deputada estadual Delegada Nadine, assim como representantes da Polícia Civil, Policia Rodoviária Federal, colaboradores e diversas autoridades municipais e regionais.
Durante o ato, foi apresentada a nova viatura entregue pelo Governo do Estado do RS, uma Toyota Hilux semi blindada, articulada a pedido da Brigada Militar através do vereador Ronilson Frare com apoio da deputada Delegada Nadine.
A cerimônia contou ainda com o corte da fita, apresentação da galeria de colaboradores e da nova viatura.
O evento encerrou-se com um coquetel oferecido aos presentes.