BM de Cachoeira do Sul auxilia no salvamento de bebê com quatro dias de vida

Por
BM de Cachoeira do Sul auxilia no salvamento de bebê com quatro dias de vida
BRIGADA MILITAR
23 de fevereiro de 2023 - HCB / Crédito: OC/Arquivo

A Brigada Militar de Cachoeira do Sul (35ºBPM), por volta das 15h15 desta quinta-feira, prestou auxílio para o salvamento de uma menina recém-nascida engasgada por leite materno.

O pedido de ajuda veio da mãe do bebê por meio do telefone de emergência, 190, a mulher estava aflita, relatando para uma policial militar que sua filha estava engasgada. De pronto, a soldado Jéssica anotou o endereço para imediato socorro e passou a auxiliar a mãe pelo telefone de emergência a executar a manobra de Heimlich. Ao mesmo tempo, a soldado Franciele enviou uma guarnição de serviço composta pelo soldado Pinheiro e soldado Jobim até o endereço para prestar socorro.

A guarnição rapidamente chegou ao local e o soldado Pinheiro executou mais uma vez a manobra e encaminhou o bebê, com a mãe, para atendimento médico no Hospital de Caridade e Beneficência.

Durante o percurso, ainda foi realizada mais uma vez técnica e a menina expeliu secreção pelo nariz.

Ao chegar no hospital, a criança – de quatro dias – foi atendida pela médica. Após período de observação recebeu alta.

Saiba mais

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto ou líquido seja expulso dos pulmões.

Seu criador foi o médico norte-americano Henry Heimlich, em 1974.

Caso o bebê sofra um sério engasgamento que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, é preciso incliná-la com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar cinco palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.