Assembleia reuniu associados de toda a região. Fotos: Divulgação.
A Celetro – Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda. realizou neste sábado (19/03) à tarde, no Parque da Romaria de Cachoeira do Sul, a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício 2021 com a presença com a presença de associados de todas as regiões de abrangência da Cooperativa.
O pesidente da Cooperativa, José Benemídio Almeida, foi reconduzido ao cargo por aclamação para o período 2022-2026. Nesta gestão, o vice-presidente éBertino Rech, do município de Passa Sete. Como secretário permanece Rene Hübner, de Candelária.
No exercício 2021, o resultado bruto ficou em R$ 8.979.984,89. Retiradas as reservas legais, o montante que será reinvestido pela CELETRO no fundo de reserva de manutenção de redes, colocado à disposição e aprovado pela Assembleia, foi de R$ 1.894.488,55. No período de 2018 a 2021, a CELETRO teve um aumento de 13,53% na potência instalada, um salto de 148.807 kVA em 2018 para 168.937 kVA em 2021.
No mesmo período, a malha de redes também registrou aumento de 4,96%, passando de 5.382 quilômetros em 2018 para 5.649 quilômetros em 2021. O quadro social da Cooperativa também teve um crescimento na ordem de 2,73%, passando de 23.002 em 2018 para 23.631 em 2021.
INVESTIMENTOS
O ano de 2021 foi marcado por investimentos na CELETRO. Caminhonetes S-10, de maior porte, foram adquiridas devido à necessidade de deslocamento de mais materiais e ao aumento crescente de itens para a segurança dos funcionários em operação em áreas de risco. Também foram adquiridos novo caminhão Mercedes Benz-tipo trator e uma carreta com conjunto Masal, que confere maior força e segurança no transporte de materiais para as redes de distribuição na área de atuação, em especial os postes de concreto de fabricação própria da CELETRO.
Com isso, as equipes terão condições de oferecer mais agilidade aos atendimentos. A Cooperativa investiu na melhoria e na expansão de redes e em equipamentos para manter a qualidade da energia distribuída. A Cooperativa investiu também na automação de equipamentos de proteção e de suprimento de energia. A partir desses investimentos, pode-se diagnosticar eventos e atuar na rede de forma emergencial com a ação a campo somente quando o desequilíbrio for significativo.
As melhorias incluíram ainda a ampliação da capacitação das equipes. Na sede do Parque Industrial de Cachoeira do Sul, a fábrica de postes teve sua área expandida para permitir uma logística mais eficiente. Em Candelária, o Posto de Atendimento também recebeu investimentos e foi remodelado.
No complexo administrativo de Cachoeira do Sul, computadores e equipamentos de informática de última geração foram adquiridos para garantir maior segurança e confiabilidade nas operações.
Um convênio foi firmado com o Hospital de Caridade e Beneficência para facilitar os atendimentos relacionados à saúde ocupacional e à segurança no trabalho dos colaboradores.
As ações sociais também foram intensificadas. Os Kits Escolares do Projeto Força para a Educação foram distribuídos a aproximadamente 18 mil alunos. Projetos com apoio das leis de incentivo também foram realizados ao longo de 2021. Durante as festividades do final do ano, o ônibus iluminado rodou por toda a região, mantendo vivo o Espírito Natalino.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2022-2026:
Presidente: José Benemídio Almeida
Vice-Presidente: Bertino Rech
Secretário: Rene Hübner
Conselheiros (as):
Titulares Suplentes
Bomfilio João Facco Celito Domingos Bortolas
Elisa Helena De Franceschi João Antônio de Moraes
João Paulo Kroth Ademar Ademir Marion
João Wegner Nelson Priebe
Laércio Radtke Braulio Born
Lucindo Luiz Franceschett Paulo Afonso Schwab
Mario Ilo Grützmacher Celso Celio Ruff
Neli Maria Somavilla Antonello Norton Saldanha Silveira
Pio Antônio Ravanello Valdir Freese
Vilmar Alves Pedroso Sergio Moacir Moraes Ferreira
Conselho Fiscal:
Titulares Suplentes
Leo Bonna Müller Antônio Rubens da Silveira
Reges Antônio Scapin Renato Redin
Sergio Ovidio Roso Coradini Sidnei Oliveira da Silva