Bélgica passa sufoco, mas vence Canadá

Por
Bélgica passa sufoco, mas vence Canadá
COPA DO MUNDO
23 de novembro de 2022 - belgicacopadomundo

Crédito: FIFA

Michy Batshuayi marcou o único gol na abertura da campanha da Bélgica no Catar 2022 com uma vitória muito disputada e, na verdade, mal merecida sobre o Canadá.

Os medalhistas de bronze de 2018 passaram grande parte deste confronto do Grupo F com o pé atrás, rechaçados por uma equipe aventureira e enérgica que conseguiu mais de 21 chutes a gol contra nove de seus ilustres adversários.

Das muitas chances do Canadá, a melhor veio – e foi – quando eles receberam um pênalti antecipado por um handebol de Yannick Carrasco, detectado por uma revisão do VAR. O craque Alphonso Davies se preparou para marcar o primeiro gol de seu país na Copa do Mundo da FIFA™, mas seu pênalti foi fraco e pouco convincente, permitindo que Thibaut Courtois fizesse uma defesa confortável.

O significado dessa falha foi reforçado pouco antes do intervalo, quando Batshuayi disparou para um punt especulativo para a frente e acertou um chute de pé esquerdo além do indefeso Milan Borjan.

Se esperávamos que isso acalmaria os nervos da Bélgica e permitiria que a equipe número 2 do mundo mostrasse sua classe, estávamos errados. Os azarões de John Herdman continuaram sendo a força dominante em um segundo tempo sem gols e, embora tenham saído sem sentido, os Canucks avisaram que estão aqui no Catar para enfrentar os pesos pesados.

Momento-chave

A ascensão de Davies tem sido matéria de contos de fadas. Mas o homem que está entre o talismã do Canadá e um lugar no folclore esportivo de seu país é um dos melhores defensores de pênaltis do jogo. Courtois defendeu cinco das últimas nove cobranças de pênalti que enfrentou e acertou seis em 10 acertando o chute e empurrando a bola para a segurança.