15.4 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021 - 05:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

BBB 21: Basculho?

Durante briga no Jogo da Discórdia no BBB 21 nesta última segunda-feira (15), entre Pocah e Gilberto, o brother chamou a cantora de “basculho”. Ela chegou a questionar o que seria, mas Gil decidiu que não iria explicar. Logo depois, a troca de provocações resultou em gritaria. “Eu não vim do lixo para perder para basculho!”, disse Gilberto. Pocah não entendeu e o desafeto optou por não explicar o significado.

A dúvida de Pocah foi a mesma na web. O Google trends, plataforma do Google que aponta tendências de busca, revelou um aumento repentino das expressões: “o que significa basculho”, “basculho nordeste” e “basculho pernambuco”.

A expressão significa “resto”, “sobra” e serve para demonstrar desprezo. O perfil de Gilberto, no Twitter, repostou uma mensagem dizendo:

“Quando estamos numa discussão, em Recife, falamos assim: ‘Eu que não vou perder para basculho’. É o resto de alguma coisa, algo que jogamos fora”

basculho gilberto pocah bbb 21
Crédito: Reprodução / BBB 21

Outras expressões do Nordeste

Arretado = Bom, legal, perfeito. Mas também pode ser sinônimo de bravo, chateado

Brenha = Lugar distante; de difícil acesso

Cavalo-do-cão = Pessoa que se propõe a fazer tudo; pessoa com planos de abraçar o mundo; também diz de quem conta vantagem

Desopilar = Descontrair

Enxerido = Pessoa metida; alguém que tira liberdades; safado, namorador. “Deixe de ser enxerido, cabra”.

Fuxico = Fofoca; intriga; frutica; mexerico

Gazear = Faltar à aula ou ao trabalho; vadiar

Imburacar = Entrar sem pedir permissão, sem ser convidado

Jante = Roda metálica que fica no centro dos pneus dos veículos

Liso = Sem dinheiro

Malamanhado = Sem vestimenta adequada; desarrumado; mal vestido

Massa = Coisa boa; de primeira

Nó cego = Problema de difícil solução; sujeito enrolado; situação complicada

Oxente = Expressão de surpresa; espanto

Pirangueiro = Pão duro; amarrado; muquirana. “Era tão pirangueiro que guardava um escorpião no bolso”

Quenga = Profissional do sexo na terceira idade ou com serviços a preços promocionais

Raçudo = Corajoso

Sustância = Que tem substância; energia. “O caldo é bom, tem sustância”

Tabacudo = Abestalhado; abobado, abilolado

Vixe = Exclamação de surpresa ou espanto, nova leitura de “Virgem Maria Santíssima

Virado no mói de coentro = Estar com tudo em cima, não dever nada a ninguém

Xexeiro = Caloteiro; deve e não paga

Zona = Bagunça; confusão. “Esse quarto está uma zona”

Nordeste

A região Nordeste tem várias características bem peculiares. Podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500.

Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima. Devido à presença de solos rasos e pobres, além da proximidade com a Linha do Equador, muitos estados possuem o clima semiárido, o que faz alguns rios secarem completamente, além de cidades inteiras ficarem sem chuva durante seis meses ou mais ao longo do ano.

Turismo

O imenso litoral com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas às do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

Segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro”, realizada pelo Vox Populi, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, já que 21,4% dos turistas optaram pelo estado. Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas.

Entre as praias mais procuradas do Nordeste estão: Arraial d’Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região