Cumprindo uma ordem de serviço dentro da Operação Força Verde Embarcada – visando combater a pesca e a caça predatórias durante o período de piracema, uma equipe do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul, na localidade de Rincão dos Padilhas (interior de Estrela Velha), às margens do Rio Jacuí, localizou um acampamento e um homem que estava praticando pesca com uma linha de mão e quatro esperas (situação proibida durante a piracema). A ação ocorreu nesta sexta-feira (20).
Nas proximidades, os policiais encontraram material de pesca. O homem – que negou ser pescador profissional – admitiu ser o proprietário das redes, que são proibidas para pescadores amadores, segundo portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Foram apreendidos: 1,2 mil metros de rede de pesca de diferentes malhas, um viveiro metálico, um viveiro de fibra e cinco linhas de mão.
Após receber voz de prisão por crime de pesca durante o período de defeso (piracema), o homem foi levado à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. Já o material, foi apreendido foi encaminhado à sede do 2º Pelotão Militar Ambiental de Cachoeira do Sul.