Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Barragem do Capané: relatório indica preocupação com falta de vertedouro

Crédito: Governo/RS

Crédito: Governo/RS

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou o Relatório de Segurança de Barragens 2022 (RSB 2022) nesta sexta-feira. Segundo a publicação, no ano passado 122 barragens foram identificadas como preocupantes pelos órgãos que fiscalizam segurança de barragens no Brasil, sendo que em 2021 houve 187 estruturas nessa situação, o que representa uma queda de 35% no período. Um dos casos é a Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul.

Sob responsabilidade do Instituto Rio Grandense do Arroz, a estrutura “preocupa o DRHS/SEMA/RS por não possuir estrutura extravasora (vertedouro) compatível com o potencial de armazenamento da barragem”. “Cabe informar que o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) realizou obras de adequação estrutural para melhoria da segurança e estabilidade da barragem, e está em processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)”, acrescenta o relatório.

Somente oito estados não possuem barragens que preocupam: Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Já as unidades da Federação que mais registram barragens desse tipo são: Pará (35), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Rio Grande do Sul (13) e Espírito santo (10).

“Essas estruturas que preocupam não necessariamente representam risco de rompimento e são analisadas sob a ótica de um conjunto de informações fornecidas e de acordo com critérios estabelecidos por cada órgão fiscalizador, o que inclui ações de gestão, manutenção e correção das anomalias” – trecho do estudo

Conforme o RSB 2022, no último ano foram reportados 24 acidentes, o que representa um aumento de 85% em relação a 2021. Também houve 58 incidentes, uma elevação de 57% no período.

Em termos de recursos aplicados em ações de infraestrutura e segurança de barragens, os valores tiveram uma queda de R$ 127,8 milhões para R$ 113 milhões entre 2021 e 2022 – redução de 12%.

Saiba mais

Vertedouros ou vertedores são estruturas hidráulicas utilizadas para controlar a vazão de condutos livres e o escoamento. São importantes em obras como barragens, pois permite um controle do nível de água no reservatório à montante.

O RSB

O RSB é elaborado anualmente sob a coordenação da ANA com base em informações enviadas pelas 33 entidades fiscalizadoras de segurança de barragens. Os objetivos do relatório são apresentar à sociedade um panorama da evolução da segurança das barragens brasileiras e da implementação da PNSB. Além disso, o documento aponta diretrizes para a atuação de fiscalizadores e empreendedores desse tipo de estrutura, oferecendo insumos para a promoção de ações preventivas e corretivas junto aos envolvidos na temática de segurança de barragens.

Sair da versão mobile