Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Bares da Praia Nova são demolidos

Bares da Praia Nova foram demolidos em trabalho executado no começo da semana pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Fotos e vídeo: Milos Silveira/OC

Bares da Praia Nova foram demolidos em trabalho executado no começo da semana pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Fotos e vídeo: Milos Silveira/OC

Um capítulo importante da história de Cachoeira do Sul teve um desfecho nesta segunda-feira (24). Os bares da Praia Nova, o balneário público mais popular da cidade, foram demolidos em trabalho executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em atendimento a uma recomendação do Ministério Público a respeito do licenciamento ambiental das margens do Rio Jacuí.

A cobrança por parte do Ministério Público em torno da demolição das construções à beira do Rio Jacuí ganhou força nos últimos meses. A promotora Débora Jaeger Becker vinha buscando o cumprimento do licenciamento ambiental que hoje está em vigor, que data de 2018, e um atualizado que está por ser emitido em breve. Ambos preveem que a área da Praia Nova é de preservação ambiental e, por isso, não pode haver nenhum tipo de estrutura permanente e construções no local. Os bares da Praia Nova faziam parte desse contexto e, por isso, a demolição era questão de tempo.

Os banheiros, caixa d’água e demais instalações que eram construções da Prefeitura foram demolidos e removidos ainda no mês de abril. Mais recentemente, foram retirados as construções e resíduos “deixados por grande parte dos cerca de 20 acampamentos que estavam no local”, segundo nota emitida pelo governo municipal de Cachoeira do Sul.

Em junho, representantes das Secretaria de Governo, Indústria e Comércio, Turismo, Obras, Meio Ambiente e Saúde se reuniram com três dos cinco proprietários de bares da Praia Nova para tratar da necessidade de atender a determinação do Ministério Público no sentido de cumprir a legislação ambiental vigente, que não permite construções em área de proteção permanente (APP), na qual a Praia Nova está enquadrada, além da falta de alvará sanitário e de funcionamento dos bares da Praia Nova.

Os proprietários foram notificados a retirarem, nos primeiros dias de julho, de todos os pertences que estavam no local. A Prefeitura ofereceu equipes e veículos para auxiliar no desmonte dos bares da Praia Nova e no deslocamento dos materiais para locais indicados pelos proprietários.

BARES DA PRAIA NOVA FORAM, POR DÉCADAS, PONTOS DE DIVERSÃO DOS CACHOEIRENSES NO VERÃO

A demolição dos bares da Praia Nova representa o encerramento de algo de imensa representatividade para os cachoeirenses. Afinal, os barzinhos foram por décadas o principal local de diversão dos cachoeirenses nos meses de verão. Namoros e casamentos começaram e terminaram nesses estabelecimentos. Com o fim dos bares, ficam somente as recordações do quanto significaram para a comunidade cachoeirense e para a região, já que era comum a vinda de excursões de municípios da região nos domingos da Praia Nova.

Desde janeiro, a Prefeitura já vinha alertando que não teria mais como evitar a demolição dos bares da Praia Nova. No último verão, apenas três estavam em funcionamento. Outros dois resumiam-se apenas a escombros devido ao encerramento das atividades.

BARES DA PRAIA NOVA SERÃO SUBSTITUÍDOS POR ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS

A Praia Nova é a principal área de lazer dos cachoeirenses e deverá permanecer assim. O que o MP quer é que seja definida uma área com estrutura e nela seja só permitida a acomodação de “food trucks”, o que deve acontecer no próximo veraneio.

Aos finais de semana, sempre foi grande a movimentação junto aos bares. Música ao vivo animava os veranistas e movimentava o balneário. Afinal, para chegar à Praia Nova basta atravessar de barco (canoa) o Rio Jacuí no final da Rua Moron ou, se preferir, de ônibus, carro ou moto pela Ponte do Fandango até chegar à “prainha”.

Para os próximos veraneios, será papel da Prefeitura em conjunto, se necessário, com o Pelotão Ambiental da Brigada Militar fiscalizar e coibir novas construções na Praia Nova, inclusive na área destinada a acampamentos. Afinal, se a lei valeu para os barzinhos, terá de ser aplicada também contra quem insiste em fazer do camping um ponto de moradia nos meses de verão.

Bares da Praia Nova passam agora a fazer parte da memória afetiva dos cachoeirenses

Após trabalho executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, amontoado de entulhos foi o que restou dos bares da Praia Nova

 

ASSISTA A UM VÍDEO DE COMO FICOU A PRAIA NOVA APÓS A DEMOLIÇÃO DOS BARES:

Sair da versão mobile