Banrisul lança programa de aceleração de startups para fomentar inovação na área financeira

Por
Banrisul lança programa de aceleração de startups para fomentar inovação na área financeira
NEGÓCIOS
21 de outubro de 2020 - leite00

Crédito: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Banrisul lançou o hub de inovação BanriTech nesta quarta-feira (21), com a apresentação dos quatro pilares do programa BanriHub: Hub.Space, Hub.Startup, Hub.Venture e Hub.Education. No mesmo evento, foi anunciado acordo entre o banco e o Tecnopuc para a prestação de serviços de capacitação e consultoria técnica especializada para o desenvolvimento do Programa de Aceleração de Startups.

A cerimônia de lançamento ocorreu em entrevista coletiva de imprensa virtual, que contou com a presença do governador Eduardo Leite. “Vivemos um tempo de mudanças na maneira como as pessoas se relacionam, consomem, fazem transações econômicas. A regra do jogo é a permanente mudança. Temos de revisar processos e a forma como estabelecemos relações. Não podemos perder as oportunidades que surgem nesses processos de inovação e transformação. Estamos firmes no propósito de voltarmos a ser referência, como já fomos ao longo da nossa história: pioneiros, empreendedores, inovadores e transformadores da realidade. Nosso governo dá essa orientação a todas as estruturas para que estejam inseridos nesse novo conceito, abertos à inovação, e o Banrisul se insere nesse propósito se estabelecendo a partir do BanriTech”, disse Leite.

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb também participou da cerimônia. “Iniciativas como o BanriTech fomentam o desenvolvimento da nova economia. O Estado e o Banrisul evidenciam que a inovação está no centro das suas estratégias de desenvolvimento. Temos certeza que este é um passo muito importante. Serão geradas aqui muitas ações em prol da inovação”, afirmou. Ainda de acordo com Lamb, o projeto fortalece o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul ao envolver a quádrupla hélice.

PILARES DA INOVAÇÃO

Hub.Space: será um espaço colaborativo, com previsão de inauguração para o início de 2021, localizado no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em formato de coworking, abrigará startups selecionadas, destinado à promoção de novas ideias, pesquisa, experimentação e cocriação.

Hub.Startup: promoverá a inovação aberta por meio da cooperação, colaboração e cocriação entre startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e parceiros. O programa de aceleração de startups será conduzido pelo Banrisul em parceria com o Tecnopuc, um dos maiores parques tecnológicos da América Latina e com significativa expertise em negócios com empresas inovadoras. O edital terá a previsão, inicialmente, de 30 vagas para startups fintechs, com foco em pilares estratégicos, como integração de sistemas, modelagem de agronegócio e de crédito, entre outros.

Hub.Venture: irá estimular ações que buscam agregar valor e potencializar resultados de startups parceiras por meio de fundos de investimento e/ou mentoria. O Banrisul já aprovou aporte de até R$ 20 milhões no Fundo de Coinvestimento Anjo para startups inovadoras, o FIP Anjo do BNDES, com recursos voltados a iniciativas no Rio Grande do Sul.

Hub.Education: promoverá ações voltadas à cultura de inovação, capacitações, qualificação de processos, produtos e serviços para a geração de novos negócios e que apoiem os objetivos estratégicos do Banrisul, além de agregar valor ao ecossistema de inovação e ao empreendedorismo no Estado. Também irá auxiliar na conexão de mentores internos do Banrisul com as empresas incubadas, incentivando a inovação dentro do banco e, em contrapartida, compartilhando conhecimento sobre áreas temáticas com as startups, o que contribuirá na aceleração dos seus negócios.

Desenvolvimento de fintechs

Conforme o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a iniciativa consiste em oferecer um ambiente com atmosfera de inovação e direcionado ao empreendedorismo, com o intuito de inspirar profissionais que buscam uma jornada de aprendizado, colaboração, criatividade, engajamento e transformação digital para acelerar projetos por meio da metodologia ágil e foco na jornada do cliente. “Nesse espaço, serão incubadas empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento, as startups, propiciando conexões com universidades, parques tecnológicos, aceleradoras e potenciais investidores”, destacou.

Para o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, também presente ao evento on-line, “este é um projeto que fortalece o ecossistema empreendedor da Universidade e proporcionará novas conexões e oportunidades de desenvolvimento aos alunos empreendedores e de startups já constituídas no Tecnopuc, agregando uma nova forma de desenvolver negócios inovadores baseados em tecnologia e conhecimento junto a um dos principais bancos do país”.

Segundo o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “o BanriTech envolve uma parceria entre o Banrisul e o Tecnopuc, indo além de fomentar novos negócios, possibilitando também mudança de mindset das equipes de nossas instituições, gerando novas oportunidades de capacitação e desenvolvimento de startups no ecossistema gaúcho de inovação, em especial na área das fintechs”.