Banho de banheira no inverno: dicas para relaxar

Por 31 de maio de 2021

Banho de banheira no inverno: dicas para relaxar

Seja no modo tradicional ou em uma banheira de hidromassagem, tomar banho no inverno é sinônimo de relaxamento após um dia estressante no trabalho e/ou faculdade. Afinal, quem nunca chegou em casa e a primeira coisa que fez foi tomar um banho quente?

O banho desempenha um papel fundamental, não somente para nossa saúde e higiene pessoal, mas no relaxamento do corpo e mente — especialmente nos dias mais frios.

Além disso, é durante o banho que liberamos todo o estresse acumulado e renovamos o aspecto da pele, a partir da remoção das células mortas. Com isso, melhoramos as energias e nos preparamos para o próximo dia, certo?

Entretanto, é importante estar atento a alguns fatores que podem influenciar negativamente a experiência do banho durante o inverno, como o ressecamento da pele.

Banhos com a temperatura muito quente, comuns durante essa época do ano, podem influenciar nisso. Isso porque a água quente tem a capacidade de reduzir a barreira protetora da pele, deixando-a vulnerável a diversos fatores ambientais.

À vista disso, é importante se atentar a alguns desses hábitos, para garantir uma boa experiência no banho durante o inverno. Para te ajudar, listamos algumas dicas essenciais para relaxar nos dias frios. Segue com a gente!

Sais de banho são ótimos aliados durante o banho

Os sais de banho, além de exercerem ótimas funções para a limpeza corporal, são ótimas fontes de relaxamento corporal, e promovem a sensação de bem estar físico e mental. Hoje é possível encontrar inúmeros tipos de sais, de todos os aromas possíveis, para potencializar o banho na sua banheira quadrada.
Além disso, os sais de banho podem atuar como esfoliantes, promovendo uma pele mais limpa e com aparência natural. Nada melhor do que relaxar enquanto cuida da própria pele, não é?

Não se esqueça de hidratar a pele

Após o banho no ofurô ou na banheira tradicional, é importante passar um creme hidratante para evitar o ressecamento da pele. Embora muitas pessoas esqueçam, é importante manter a pele protegida e hidratada.

Por isso, o ideal é utilizar óleos corporais e cremes hidratantes próprios para serem usados no banho.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com a hidratação após sair da banheira, além de tornar a experiência muito mais relaxante.

Invista em banhos curtos

Pode não parecer, mas o tempo de banho na banheira redonda pode influenciar no ressecamento da pele. O contato prolongado com a água quente, aliada ao frio do inverno, deixa nossa pele mais exposta e desprotegida de agentes do ambiente.

Por isso, é necessário manter o equilíbrio e diminuir o tempo de banho — fique somente o necessário para aproveitá-lo de forma eficiente.

Assim, além de economizar água, você mantém sua pele menos vulnerável ao ressecamento.

Saiba escolher as toalhas adequadas

Muitas pessoas não sabem, mas o tecido utilizado na confecção de algumas toalhas podem acabar agredindo a pele, já sensível no inverno. Por isso, é importante saber selecionar a toalha que será utilizada para secar o corpo, optando sempre por modelos mais macios.

Toalhas confeccionadas em 100% de algodão, por exemplo, são excelentes opções para evitar problemas na pele. Assim, com os cuidados necessários, é possível tornar o banho durante o inverno um momento muito mais relaxante e que não traga malefícios à pele e à saúde.