18.4 C
Cachoeira do Sul
sábado, 17 abril, 2021 - 09:34
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Bandeira Preta: confira avaliação de Cachoeira do Sul

Nesta rodada do Distanciamento Controlado, as regiões de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado – dentro da macrorregião, foram classificadas em grau de risco máximo, de Bandeira Preta. A divulgação foi feita no fim da tarde desta sexta-feira (12), incluindo os resultados da avaliação.

Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias mostram um aumento de 28%, passando de 307 para 393 na macrorregião (somando as seis regiões Covid).

Com relação à quantidade de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um aumento de 17.2%, passando de 163 para 191. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes internados teve um aumento de 37.4%, passando de 353 para 485. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, houve um aumento de 14.8%, passando de 155 para 178.

O indicador relacionado com a capacidade de atendimento melhorou, porém manteve-se na Bandeira Amarela. O percentual de leitos de UTI livres, em comparação com pacientes confirmados para Covid-19 ocupando esses leitos apresentou uma queda, passando de -0.37 para -0.48.

No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se uma queda, passando de -58 para -85. Porém, manteve-se na Bandeira Amarela. Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, os indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por SRAG ou Covid-19) obtiveram bandeiras Vermelha e Vermelha, respectivamente.

Já o indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19) obteve uma Bandeira Preta. Os indicadores de
capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram Bandeira Amarela.

CACHOEIRA DO SUL

Na versão preliminar do Distanciamento Controlado desta semana, a região de Cachoeira do Sul obteve a mensuração final compatível à Bandeira Preta. Quanto aos seus quatro indicadores regionais, Cachoeira do Sul obteve as seguintes bandeiras: no indicador de incidência (número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes) a bandeira foi Preta; no de projeção de óbitos a bandeira obtida foi Preta; quanto à
velocidade de avanço (hospitalizações confirmadas nos últimos sete dias / hospitalizações confirmadas nos sete dias anteriores) a bandeira foi Preta; e com relação ao estágio da evolução na região (ativos/recuperados) a bandeira foi Preta.

O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19, nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior, apresentou um aumento de 131.8%, passando de 22 para 51. Quanto ao número de óbitos, nos últimos 7 dias, comparado com a semana anterior, tivemos um aumento de 60%, passando de dez para 16. Em relação ao número de internados em UTI por SRAG, comparado com a semana anterior, houve um
aumento de 26.7%, passando de 15 para 19.

No caso do número de internados em leitos clínicos para Covid-19, entre as duas semanas verifica-se um aumento de 77.3%, passando de 44 para 78. Para o número de internados em UTI confirmadas para Covid-19, a situação foi de um aumento de 26.7%, passando de 15 para 19.

O total de casos ativos observados na penúltima semana, comparado à anterior, tivemos um aumento de 51.5%, passando de 625 para 947. Quanto aos casos recuperados nos 50 dias prévios à penúltima semana, comparado à anterior, tivemos estabilidade (com variação de -2.1%), de 908 para 889. Com isso a razão entre as duas variáveis teve um aumento de 54.8%, passando de 0.69 para 1.07. Com relação ao número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia, o quantitativo apresentou uma queda, passando de -3 para -7.

Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira Preta para o indicador de incidência na região.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região