Aniversário foi comemorado com a comunidade. Fotos: Divulgação.
A Banda Marcial Gonçalvense, de Cachoeira do Sul, comemorou na tarde deste sábado (12) seus 58 anos de existência, com uma apresentação em frente à Fonte das Águas Dançantes, na Praça José Bonifácio, no centro da cidade. Mantida pela Associação dos Ex-componentes, a banda que é marcial e musical, foi aplaudida pelo público e, após, desfilou pelas ruas centrais. No final da tarde, foi realizada uma confraternização para os componentes, familiares e convidados no Ginásio de Esportes do Colégio Marista Roque.
A banda é vista como um patrimônio da cidade. Trata-se de uma referência no RS em sua atividade e mantém um projeto inédito, que é o “Banda para Todos” – uma escola de música – para a formação de componentes. Já foi contemplada com recursos do Criança Esperança e realiza anualmente o Festival Estadual de Bandas, que este ano será realizado no dia 15 de novembro, no Ginásio da Fenarroz.
A presença em festivais em outras cidades faz parte da rotina da banda, que já se apresentou no Uruguai e conquistou diversos prêmios. O presidente, Herton Ubiratan Pereira, salienta que existe um histórico de luta da banda e cita a Escola de Música como uma iniciativa saudável pela formação de novos integrantes. “A banda ao longo tempo evoluiu graças ao apoio da sociedade tanto que hoje suas apresentações musicais chamam a atenção de todos”, afirmou.
Atualmente, a banda possui 65 componentes e mais seis pessoas do grupo de apoio. Ela é constituída por estudantes em sua grande maioria como das escolas:
- Dinah Néri Pereira (Escola Cívico Militar)
- Colégio Marista Roque
- Instituto João Neves
- Balthazar de Bem
- Angelina Salzano
- Borges de Medeiros
- Milton da Cruz
- Getúlio Vargas
- Vital Brasil
- Antônio Vicente
- Ainda universitários e também representantes do Hospital de Caridade e do Exército
DIRETORIA DA BANDA GONÇALVENSE
Presidente: Herton Ubiratan Pereira
Vice: Marlon Augusto Carvalho
Diretor: Amaílde Lazzarine Labres
Mor: Jorgemar Pereira Gomes
Instrutor: José Reginato Barbosa de Freitas.