Banda Gonçalvense retoma atividades com escola musical

Por
Banda Gonçalvense retoma atividades com escola musical
CACHOEIRA DO SUL
3 de março de 2023 - Banda Gonçalvense / Crédito: OC/Arquivo

Instituição tem expressiva participação comunitária e é referência no RS por seu trabalho com jovens e adultos. Foto: Divulgação.

A Banda Marcial Gonçalvense, de Cachoeira do Sul, retoma neste sábado (4), a partir das 14h, suas atividades no Projeto Banda para Todos – uma escola de música. Gratuitamente, que tiver interesse em fazer parte da agremiação, tem acesso às aulas teóricas e práticas nos mais variados instrumentos musicais de sopro e percussão.

Os interessados devem comparecer no Colégio Marista Roque, através do portão do ginásio de esportes pela Rua General Osório. Neste sábado, a diretoria da Associação de Ex-componentes, entidade mantenedora da Banda, vai recepcionar os antigos e novos integrantes.

O Projeto Banda Para Todos terá um cronograma de aulas teóricas e práticas às segundas e sextas-feiras no horário das 19h às 21h30min e aos sábados à tarde. Para esta atividade, a Banda terá um instrutor e monitores. Após um período aproximado de três meses, será verificado em qual instrumento a pessoa interessada mais se adapta.

As atividades desenvolvidas pela Banda Gonçalvense são referência no RS. Como tem personalidade jurídica, a Banda recebe apoio do Mococa, Comdica, Prefeitura e, recentemente, foi contemplada com uma emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuh no valor de R$ 50 mil.

A Banda se notabiliza por realizar anualmente o Festival Estadual de Bandas Marciais e Musicais. Este ano, o evento chegará à sua 15ª edição e mais uma vez será realizado no Ginásio da Fenarroz.

ATENÇÃO

A Banda Marcial Gonçalvense é reconhecida pela sua organização e por manter uma escola de música, responsável para a formação de novos integrantes. A banda foi fundada no Ginásio Roque Roque Gonçalves, que mais tarde passou a se chamar Colégio Marista Roque. A fundação se deu com 123 integrantes, tendo como organizadores Paulo Salzano Vieira da Cunha, João Carlos Cíceri e Francisco Bifano.

Em 2018 teve sua atuação social e comunitária escolhida pelo Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, o que motivou ainda mais seus componentes. Além disso, tem sido contemplada com recursos municipais para sua manutenção, devido ao reconhecimento pelo trabalho realizado com crianças, jovens e adultos. Sua participação em eventos comunitários ocorre com frequência como um reconhecimento dos cachoeirenses pela sua trajetória.