Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Balsa do São Lourenço restringe horário de funcionamento

Serviço de balsa no São Lourenço tem restrição devido à elevação do nível do Rio Jacuí, que se aproxima dos 22 metros. Foto: Divulgação

A Balsa do São Lourenço, que faz a travessia no Rio Jacuí em Cachoeira do Sul na região do Distrito de Ferreira, restringe o horário de funcionamento. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14) devido à elevação de nível do Jacuí, que mais uma vez está alagando áreas ribeirinhas devido às chuvas. A balsa só vai funcionar das 6h às 19h e não como antes que o serviço se estendia até a meia-noite.
A travessia por balsa no São Lourenço é uma importante ligação com uma região produtora de arroz, soja e também de pecuária. Inclusive existem propriedades rurais nas proximidades do Rio Jacuí. Além disso, é um acesso a localidades como Barro Vermelho, Santa Bárbara e até a BR-290.
TAMBÉM A BALSA DEUSA DO JACUÍ NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Já a Balsa Deusa do Jacuí, que transporta veículos pesados entre a Praia Nova a Rua Moron, em Cachoeira do Sul, interrompeu suas atividades porque o Rio Jacuí inundou os atracadouros. O serviço é realizado porque pela Ponte do Fandango só podem passar veículos de até 18 toneladas, conforme decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO RIO JACUÍ
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul monitora desde o final de semana a situação do Rio Jacuí. Na manhã desta terça-feira (14), o rio estava na cota de 21,20 metros, ou seja, 3,20 acima do seu nível normal de 18 metros.
Caso o Jacuí continue aumentando sua cota, é possível que o serviço de balsa no São Lourenço seja interrompido até o final de semana. O superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior, salienta que se o rio chegar ao nível de 22 metros haverá também inundação em áreas do Bairro Cristo Rei e, se isto acontecer, famílias precisarão ser removidas de suas moradias.

Sair da versão mobile