Balsa do São Lourenço restringe horário de funcionamento

Por
Balsa do São Lourenço restringe horário de funcionamento
CACHOEIRA DO SUL
14 de novembro de 2023 - travessia

Serviço de balsa no São Lourenço tem restrição devido à elevação do nível do Rio Jacuí, que se aproxima dos 22 metros. Foto: Divulgação

A Balsa do São Lourenço, que faz a travessia no Rio Jacuí em Cachoeira do Sul na região do Distrito de Ferreira, restringe o horário de funcionamento. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14) devido à elevação de nível do Jacuí, que mais uma vez está alagando áreas ribeirinhas devido às chuvas. A balsa só vai funcionar das 6h às 19h e não como antes que o serviço se estendia até a meia-noite.
A travessia por balsa no São Lourenço é uma importante ligação com uma região produtora de arroz, soja e também de pecuária. Inclusive existem propriedades rurais nas proximidades do Rio Jacuí. Além disso, é um acesso a localidades como Barro Vermelho, Santa Bárbara e até a BR-290.
TAMBÉM A BALSA DEUSA DO JACUÍ NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Já a Balsa Deusa do Jacuí, que transporta veículos pesados entre a Praia Nova a Rua Moron, em Cachoeira do Sul, interrompeu suas atividades porque o Rio Jacuí inundou os atracadouros. O serviço é realizado porque pela Ponte do Fandango só podem passar veículos de até 18 toneladas, conforme decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO RIO JACUÍ
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul monitora desde o final de semana a situação do Rio Jacuí. Na manhã desta terça-feira (14), o rio estava na cota de 21,20 metros, ou seja, 3,20 acima do seu nível normal de 18 metros.
Caso o Jacuí continue aumentando sua cota, é possível que o serviço de balsa no São Lourenço seja interrompido até o final de semana. O superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior, salienta que se o rio chegar ao nível de 22 metros haverá também inundação em áreas do Bairro Cristo Rei e, se isto acontecer, famílias precisarão ser removidas de suas moradias.