Balsa do São Lourenço é liberada após duas semanas

Por
Balsa do São Lourenço é liberada após duas semanas
CACHOEIRA DO SUL
10 de julho de 2023 - Balsa do São Lourenço: travessia de veículos é retomada após liberação da Marinha / Foto: Divulgação

Balsa do São Lourenço: travessia de veículos é retomada após liberação da Marinha / Foto: Divulgação

 

A balsa que faz a travessia de veículos no Balneário São Lourenço foi liberada para Marinha do Brasil e voltou a operar nesta segunda-feira (10). A embarcação ficou duas semanas fora de operação por exigência de uma vistoria fora d’água por parte da Marinha, que exigiu a atualização das licenças para que pudesse voltar a navegar.

Para viabilizar a vistoria da Marinha, o proprietário Edi Simon teve de contratar retroescavadeiras para retirar a embarcação das águas do Rio Jacuí e colocá-la sobre toras de madeira. Os técnicos da Marinha analisaram a parte inferior da balsa e usaram aparelho de ultrassom para um exame mais minucioso do casco e toda a estrutura da balsa.

Durante todo período em que esteve ancorada, a Balsa Vitória passou por pintura. Após a vistoria, realizada na semana passada, a Marinha exigiu que fossem enviadas fotos da balsa novamente na água e que, nas imagens, ficasse comprovado que todos os itens de segurança, como boias e coletes salva-vidas, estivessem acomodados na embarcação para que a nova documentação com a autorização para operação fosse emitida, processo que foi concluído nesta segunda-feira.

Com a vistoria da Marinha, a balsa ficará com os certificados de segurança de navegação (CSN) e de borda livre (CNBL) atualizados e poderá voltar a operar, desde que seja constatado que ela encontra-se em condições de segurança para fazer a travessia de veículos. A validade desses documentos é de cinco anos.

ATENÇÃO

Desde a interrupção das operações da Balsa Vitória, moradores, produtores rurais e trabalhadores que dependem da balsa para chegar ou sair de regiões como Santa Bárbara e Barro Vermelho precisaram fazer a volta estrada do Balneário Irapuá e atravessar a região do Passo do Seringa e a Estrada do Geribá para então acessar a BR-153, e vice-versa.

Leia mais:

Balsa do São Lourenço foi vistoriada e aguarda liberação da Marinha

Marinha deve vistoriar a balsa do São Lourenço nesta segunda-feira