Balsa Deusa do Jacuí retoma suas atividades

Por 29 de abril de 2022

Serviço tinha sido interrompido devido ao nível do Rio Jacuí. Foto: Divulgação

Foi retomado no início da manhã desta sexta-feira (29) o serviço da Balsa Deusa do Jacuí, que tinha sido interrompido devido ao nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul. As atividades, no entanto, deverão funcionar até as 18h por uma questão de segurança, segundo os responsáveis pela embarcação.

As chuvas dos últimos dias contribuíram para elevação do nível do Jacuí, apesar de que ele está em sua marca normal, que é de 18 metros. Ocorre que a água tomou conta do acesso no final da Rua Moron e, por isto, no local o embarque e desembarque de veículos pesados foi transferido para outra área. Esta área, no entanto, preocupa devido a uma subida o que sempre tem causado transtornos para bitrens e maquinário agrícola.

A Balsa Deusa do Jacuí funciona desde novembro do ano passado entre a Rua Moron e a Praia Nova, porque pela Ponte do Fandango está interrompida a passagem de veículos pesados. Na semana passada, por pressão da Prefeitura o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) autorizou o tráfego de ônibus e caminhões até 24 toneladas. Este controle, porém, é realizado pela Prefeitura.