A empresa Estaleiro Naval Couto que é proprietária da Balsa Deusa do Jacuí que opera em Cachoeira realizando as travessias no Rio Jacuí desde que ocorreram problemas com a Ponte do Fandango em outubro de 2021, informou que vai encerrar a operação no Município.
Conforme o administrador Adroaldo Couto, a empresa tomou a decisão nesta segunda-feira, em consequência da enchente do rio que impede a barca de operar há 30 dias e após o tráfego de veículos da Ponte do Fandango ser liberado para veículos com até 18 toneladas, o que impediu o equilíbrio financeiro da empresa, impossibilitando a manutenção do serviço na Rua Moron até a Praia Nova. Conforme ele, quando o nível do Jacuí baixar, a balsa e os rebocadores serão deslocados até Taquari. Couto informou que a Balsa poderá retornar quando iniciarem as obras de reforma da ponte do Fandango, caso seja necessário.
Para os veículos que superam as 18 toneladas e precisam ingressar a Cachoeira do Sul, rotas alternativas devem ser adotadas ou realizar a travessia no Rio Jacuí através da Balsa do São Lourenço, que deve retomar a travessia nesta terça-feira.
Rotas alternativas
Porto Alegre – Cachoeira do Sul Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RSC-287 até Novo Cabrais a BR-153.
Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste Sair pela BR-153, seguir até RSC-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul.
Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392.
*apuração da reportagem da Rádio Fandango