O prefeito eleito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, cumpre agenda em Brasília no decorrer da semana. Na pauta, defesa de demandas do Município nas áreas da infraestrutura, saúde, tecnologia e agronegócio.
Na terça-feira (12), Balardin reuniu-se com parlamentares e representantes de órgãos federais na busca por recursos em 2025. Acompanhado pelo futuro procurador jurídico, Bruno Müller, esteve com deputados e senadores, reforçando que as necessidades de Cachoeira do Sul estão no centro de suas prioridades. “Nosso foco é a recuperação e o fortalecimento do Município, e sabemos que isso passa por um trabalho firme em parcerias e captação de recursos” afirmou Balardin. “Cachoeira deve voltar a figurar nos grandes debates nacionais”, acrescentou.
O roteiro iniciou com um encontro entre tucanos junto ao deputado federal Lucas Redecker (PSDB). Balardin entregou a “Carta por Cachoeira do Sul,” documento que apresenta as principais demandas do Município, em especial, a solicitação de emendas parlamentares para 2025.
Ainda na parte da manhã, o prefeito eleito participou de uma reunião no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, articulada pelo deputado Heitor Schuch (PSB). No encontro, discutiu-se a destinação de recursos para a recuperação de estradas vicinais, essenciais para a mobilidade das comunidades rurais.
A agenda seguiu com uma reunião com o deputado Dionilso Marcon (PT), coordenador da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados, encontro articulado pela vereadora Mariana Carlos (PT). Na ocasião, foram abordados recursos para a aquisição de maquinário agrícola, atendendo a uma das grandes necessidades das áreas rurais de Cachoeira, onde a infraestrutura precária compromete a qualidade de vida dos moradores e o escoamento da produção agrícola.
Balardin também direcionou esforços para fortalecer a conectividade no Município, visitando a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O foco esteve na implementação do 5G em Cachoeira do Sul e a expansão da cobertura de internet para áreas rurais, como Três Vendas, Capane, Barro Vermelho e Balneário São Lourenço. Segundo a previsão apresentada pela ANATEL, a abrangência final do 5G em Cachoeira deverá ocorrer até o final de 2028, e a equipe de Balardin se comprometeu a buscar formas de acelerar o processo.
Outro compromisso de peso foi a reunião com o senador Luis Carlos Heinze (PP), quando Balardin discutiu iniciativas para impulsionar o agronegócio em Cachoeira do Sul, setor de destaque na economia local. Finalizando o dia, o prefeito eleito encontrou-se com o deputado Federal Daniel Trzeciak (PSDB), com quem debateu a possibilidade de emendas para a área da saúde, visando a ampliação da atenção primária e melhorias no atendimento dos postos de saúde municipais.
“Estamos no caminho certo para reconstruir e fortalecer nossa cidade. Este é apenas o começo de uma jornada que exige trabalho, dedicação e parcerias sólidas”
prefeito eleito Leandro Balardin
*reportagem do comunicador Francis Soares