O prefeito Leandro Balardin, acompanhado de secretários municipais, participou de uma reunião com representantes das três aldeias indígenas de Cachoeira do Sul, no fim da tarde desta segunda-feira (14). O encontro teve como objetivo ouvir as demandas das comunidades e fortalecer o diálogo entre o poder público e os povos indígenas do município.
Durante a reunião, os caciques apresentaram as principais necessidades enfrentadas pelas aldeias, abordando temas como saúde, educação, infraestrutura, transporte e valorização cultural. Atento às demandas, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o cuidado com todos os cidadãos cachoeirenses.
“Estamos aqui para ouvir, entender e buscar soluções em conjunto”
prefeito Leandro Balardin
Balardin disse ainda que a articulação deve ser realizada em conjunto por todas as pastas envolvidas.
A reunião também contou com a presença dos secretários das áreas mais demandadas, que se colocaram à disposição para o encaminhamento e acompanhamento das solicitações apresentadas.
Também participaram representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e 24ª Coordenadoria Regional de Educação.
Atualmente, 120 indígenas vivem em Cachoeira do Sul, divididos entre o acampamento da BR290 (17 pessoas), a Aldeia Guabiju (Mineração – 42 pessoas) e a Aldeia Araxá Ty (Cordilheira – 61 pessoas).