Comunidade cobrava maior assistência. Fotos: Viviane Souza e Rayssa Porto
Aconteceu nesta sexta-feira (2) a reinauguração do posto de saúde do Bairro Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade. O corte da fita teve a participação da presidente da Associação dos Moradores, Jurema da Silveira Teixeira, liderança comunitária que reivindicava o pleno funcionamento da unidade há mais de dois anos e que acionou os vizinhos para acompanharem a solenidade.
Inaugurada em abril de 2020 apresentando área construída de 173 metros quadrados, será a primeira vez que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionará em horário integral, de segundas a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Desde a entrega do prédio, o posto funcionava somente às sextas-feiras, devido a falta de pessoal.
A partir da próxima segunda-feira (05), a equipe passará a prestar serviços ambulatoriais como aferição de pressão arterial, exames de glicemia para controle do diabetes, curativos, retirada de pontos, vacinação, consultas de enfermagem e consultas médicas. A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é de que o posto venha a atender também os pacientes residentes no Bairro Funcap, num público estimado de mais de 3 mil pessoas beneficiadas, desafogando a unidade do Bairro Marina.
A vice-prefeita, Angela Schuh destacou o empenho da equipe da SMS em atender o pleito da associação e cumprimentou os moradores pela conquista. Já o secretário da Saúde, Marcelo Figueiró, salientou o desafio de implantar mais postos de saúde no município, lançado pelo prefeito José Otávio Germano desde a sua chegada à pasta. Ao mesmo tempo, comemorou a confirmação do credenciamento, por parte do Ministério da Saúde, de mais duas ESFs para serem instaladas nos bairros Tibiriçá e Fátima.