Corrida pela vacinação: números acumulados nos últimos sete dias apontam crescimento de casos de covid-19 em Cachoeira / Foto: Arquivo/PMCS
Com a divulgação, nesta quarta-feira (23), do boletim oficial que ilustra a evolução da Covid-19 no município, elaborado semanalmente pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a Secretaria Municipal da Saúde tratou de adotar providências diante do aumento significativo de casos confirmados da doença nos últimos sete dias. Nesse período, foram diagnosticados 19 casos da doença em Cachoeira.
Esta manhã, o secretário da saúde Marcelo Figueiró, que já havia mobilizado o serviço público de saúde para um mutirão das vacinas no próximo sábado (26), tomou a iniciativa de mobilizar forças do setor privado para ações conjuntas que auxiliem na conscientização dos cachoeirenses em torno da relevância da cobertura vacinal.
“Precisamos que os cachoeirenses tenham consciência e busquem todas as doses contra a doença que estão disponíveis às suas faixas etárias. Vacinar-se é a forma mais eficaz de combater o coronavírus”, reiterou nesta quarta-feira o titular da SMS. O primeiro segmento convocado pelo secretário Figueiró foi o empresarial, através do qual pretende unir esforços visando ampliar a imunização. “É um setor que envolve uma gama enorme de pessoas, entre colaboradores e clientes, e que será determinante no papel de nos auxiliar na motivação pelas 3ª e 4ª doses contra o coronavírus”, argumentou.
EMPRESAS COMO ALIADAS
Neste sentido, Marcelo Figueiró contatou a presidente da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviço de Cachoeira do Sul (Cacisc), Maria Luisa Bonini, a fim de agendar uma reunião com os dirigentes lojistas para elaboração de estratégias comuns. A previsão é de que o encontro seja confirmado até esta quinta-feira com a Secretaria da Saúde.
ÁLCOOL GEL E MÁSCARAS
Outro assunto que o secretário pretende ampliar com o apoio do setor empresarial é a retomada dos cuidados com a higienização das mãos e uso do álcool gel nas rotinas de residências e estabelecimentos comerciais, assim como a adoção das máscaras de proteção facial no caso dos sintomáticos para qualquer indício gripal. “Não se trata de uma obrigação, mas de uma recomendação nossa de colaboração mútua que nos permita conter o avanço da Covid-19 em nossa cidade”, analisou.
MUTIRÃO DA VACINAÇÃO
Conforme já havia anunciado nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúdeorganizaum novomutirão de saúde para o próximo sábado (26), desta vez centralizado naEstratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Barcelos. Oevento é aberto à comunidade em geral e ocorrerá entre 9h e 15h, visandoampliar os índices dacoberturade imunização, proceder a revisão das carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e adultos e, ainda, promoveraçõesde saúde preventiva. O secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, destaca que o esforço por oferecer à população horários alternativos do serviço não implicará em gasto extra ao Município, já que os servidores envolvidos na atividade de sábado atuarão no regime de folgas compensatórias.
MUTIRÃO DA VACINAÇÃO
SÁBADO – 26/11
ESF Bairro Barcelos
9h às 15h
* Imunização de crianças, adolescentes e adultos – atualização vacinal
* Aferição de pressão arterial
* HGT (glicose) e demais exames laboratoriais aos hipertensos e diabéticos (conforme indicação médica)
* Exames preventivos ao câncer de colo de útero e de mama
* Novembro azul: prevenção e cuidados da saúde masculina
Com informações de Viviane Souza/SMS