Auxílio emergencial tem 1,1 milhão de benefícios bloqueados em junho

Por
Auxílio emergencial tem 1,1 milhão de benefícios bloqueados em junho
ECONOMIA
11 de julho de 2021 - Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial teve 1.157.856 benefícios bloqueados ou cancelados em junho. Segundo o Ministério da Cidadania, foram 660.744 bloqueios por suspeita de irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e 497.092 cancelamentos após revisão mensal, realizada pela pasta e pela Dataprev, sobre os critérios de elegibilidade ao benefício.

“Nesse processamento, são checados indicativos de óbito, prisão em regime fechado, vínculo de trabalho e recebimento de outros benefícios”, afirma o ministério em nota.

Mas quem teve o auxílio suspenso em função de revisões mensais pode contestar a decisão. Caso seja constatado que o cidadão atende aos critérios legais, ele recebe as parcelas retroativamente. A contestação automática deve ser feita por meio do site do benefício.

O auxílio emergencial foi prorrogado com mais três parcelas. A previsão inicial da rodada do benefício neste ano era de quatro parcelas, de abril a julho. Agora o pagamento será até outubro. Mas os valores e as regras para ter direito à ajuda dada aos trabalhadores informais e população de baixa renda durante a pandemia de Covid-19 não mudaram.

Auxílio emergencial: contestações de bloqueio ou cancelamento do benefício podem ser feitas pela internet / Foto: Divulgação