Assinatura do projeto técnico é importante passo para atendimento da demanda regional / Fotos: Gabinete do deputado Adolfo Brito/Divulgação
Foi assinado na quinta-feira (26), no Palácio Piratini, o contrato do projeto técnico projeto técnico que prevê a construção da terceira pista da ERS-400, entre Candelária a Sobradinho. A mobilização pela obra vem sendo capitaneada há anos pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP).
A cerimônia teve a presença a presença do parlamentar e vários prefeitos, vereadores e lideranças região. O contrato foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, pelo diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, bem como pelo deputado Adolfo Brito e prefeitos da região.
Na audiência ficou definido que o Daer irá se reunir com a empresa Incorp na semana que vem, para definir o cronograma da execução do projeto. Após esses trâmites, a empresa irá começar a fazer o levantamento de campo. “Trata-se de um importante passo, uma conquista que merece ser comemorada por toda a região. A ausência da terceira pista torna a ERS-400 muito perigosa, uma rodovia que não perdoa, que não poupa vida de envolvidos em acidentes”, destaca João Paulo Kroth, assessor do deputado Adolfo Brito e liderança respeitada da Região Centro-Serra.
Além de Lemos e Faustino, estiveram presentes no ato de assinatura, por Arroio do Tigre, o prefeito Marciano Ravanello, o presidente da Câmara de Vereadores, Auri Schneider, o diretor da Câmara de Vereadores, Leandro Timm, o Tigrinho, e o ex-prefeito e caminhoneiro João Dalci Costa Ferreira; pelo município de Segredo, o prefeito Valdir Rodrigues, o vice-prefeito Paulo Henrique Marion, a presidente da Câmara de Vereadores, Vanessa Inês Meili, a vereadora Anilda Waide Jahn e assessora Camila Puntel Limberger.
LIGAÇÕES DE PASSA SETE A LAGOA BONITA DO SUL E DE SEGREDO A LAGOÃO
Também está entre os pleitos da região a conclusão das obras de acesso asfáltico que liga Passa Sete ao município de Lagoa Bonita do Sul. O trecho, de 7,5 quilômetros, tem previsão de ser concluído até o mês de setembro.
Outra demanda da região Centro-Serra, que aguarda reinício das obras, é o asfaltamento de um trecho de 30 quilômetros da ERS-347, que liga os municípios de Segredo e Lagoão. Essa demanda é mais antiga, já dura cerca de 10 anos, e também está próxima de sair do papel, assim como as demais, graças a uma conjuntura política que se construiu entre as lideranças da região, capitaneadas pelo deputado Adolfo Brito.
A MOBILIZAÇÃO REGIONAL PELA TERCEIRA PISTA DA ERS-400
O início
O deputado Adolfo Brito iniciou em 2019 uma luta para construção da terceira pista no trecho da ERS-400, entre Candelária e Sobradinho. Neste mesmo ano o parlamentar criou uma campanha com faixas ao longo da rodovia, quando começou a receber a adesão de motoristas, moradores e lideranças da região.
Documentação
Em maio de 2019 foi entregue a documentação necessária, com um amplo relatório e com todos dados técnicos referentes à obra. De lá para cá, foram inúmeras as audiências durante esses três anos com o então governador Eduardo Leite, o secretário de Transportes, Juvir Costella, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, e com a presença também de prefeitos da região.
Programa Avançar
Em junho de 2021 foi lançado o Programa Avançar – Ações e Investimentos do governo gaúcho. Na oportunidade, foram confirmados recursos para contratação do projeto técnico da terceira pista ERS-400 entre Candelária e Sobradinho.
Pedido de urgência no projeto técnico
Em agosto deste mesmo ano, o deputado Brito apresentou ao governador Eduardo Leite pedido de urgência para elaboração do projeto técnico da terceira pista na ERS-400 e a implementação de duas áreas de escape (caixas de brita), na descida na serra, em pontos sugeridos pela Associação dos Caminhoneiros do Centro Serra. A sugestão foi aceita e confirmada à inclusão de duas áreas de escapes no projeto.
Assinatura
Em 2022 depois de várias reuniões no Daer e na Casa Civil, aconteceu na quinta-feira a assinatura para licitação do projeto técnico da terceira pista, no Palácio Piratini. O encontro teve a presença de vários prefeitos da região, secretários de Estado e dirigentes do Daer. A empresa Incorp foi a vencedora da licitação.
“É o primeiro passo para começar a tão sonhada e esperada obra da região central. Hoje é um dia para comemorar essa vitória inicial”, finalizou o deputado Brito.