Autismo: indicação na Câmara sugere exposição alusiva ao “Abril Azul”

Por
Autismo: indicação na Câmara sugere exposição alusiva ao “Abril Azul”
POLÍTICA
6 de abril de 2025 - Juliana Spolidoro / Crédito: Ass. Com.

 

A vereadora Juliana Spolidoro (PSDB) é autora de uma indicação protocolada na Câmara, sugerindo à Secretaria Municipal de Cultura que realize exposição alusiva ao “Abril Azul”, mês de conscientização do autismo.

 

A ideia é convidar artistas locais autistas para o evento em “caráter de reconhecimento” para destacar as produções artísticas. “Cachoeira do Sul possui talentos notáveis que merecem espaço para expressar sua criatividade e compartilhar suas perspectivas únicas com a comunidade”, enfatizou a parlamentar na sua indicação.

 

“A arte é uma ferramenta poderosa de inclusão e representatividade, e essa iniciativa contribuirá para a valorização da diversidade, incentivando a sensibilização e o respeito às diferentes formas de expressão”

vereadora Juliana Spolidoro (PSDB)

 

Ainda de acordo com a ideia apresentada pela vereadora, a exposição poderá promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância da acessibilidade cultural e do incentivo à produção artística entre pessoas autistas.

 

Abril Azul

 

Abril Azul é o nome dado à campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que ocorre durante todo o mês de abril. A iniciativa é dedicada à inclusão, ao respeito e à compreensão de todas as pessoas com autismo, independentemente de gênero, idade ou grau do transtorno.

 

O ponto alto da campanha é o dia 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Desde então, o mês de abril se tornou um período para promover debates, realizar eventos informativos, iluminar monumentos com a cor azul e mobilizar a sociedade em prol da causa autista.