A notificação de três novos casos de Coronavírus em menos de 24 horas em Cachoeira do Sul fez o prefeito Sergio Ghignatti reunir um grupo responsável pela fiscalização para reforçar a importância da presença dos fiscais nas ruas da cidade, inclusive aos finais de semana. Mesmo com o trabalho incansável dos 20 fiscais que se revezam durante a semana e aos finais de semana, há necessidade de reforço nas informações junto aos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços para que cumpram as regras básicas, como a higienização constante, a disponibilização de álcool em gel para os clientes e o trabalho em escala dos funcionários. Outra situação que preocupou o prefeito é o relato dos fiscais que encontram diversas aglomerações de pessoas, durante os finais de semana, em pontos conhecidos da cidade, como no Aeroclube, na Ulbra, no Porto do Rio Jacuí e no Loteamento Colina Verde.
Diante da dificuldade de atender a todas as denúncias, além das visitas de orientação e verificação de cumprimento dos Decretos, o prefeito contatou o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, para solicitar a colaboração do mesmo. A resposta da Coordenadoria foi positiva ao prefeito. Conforme a Portaria 270/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado deverá colaborar nos atos de fiscalização para que se cumpra o que está estabelecido nos Decretos relacionados à pandemia do Coronavírus.
A atuação dos fiscais seguirá com foco na orientação através da informação. “Não queremos que os fiscais saiam distribuindo multas, queremos que orientem os empresários e as pessoas para que façam as coisas certas”, explicou a Diretora da Procuradoria Jurídica do Município, Juliana Flores. “A fiscalização deverá continuar intensa pois não sabemos que caminho essa doença vai tomar”, reforçou o prefeito Sergio Ghignatti, lembrando que além da fiscalização, outra atitude importante para o controle da disseminação da pandemia no município foi a aquisição de testes PCR com resultados em 24 horas.
Atuação neste final de semana
Na noite desta sexta-feira (15), duas duplas de fiscais estarão atuando na cidade. No sábado (16) serão duas duplas durante o dia e duas durante a noite. Já no domingo (17), três duplas farão o trabalho de fiscalização do meio da tarde até a noite.
A Prefeitura também fará escalas com agentes de trânsito em locais que terão o acesso bloqueado. Os motoristas que tentarem furar os bloqueios serão multados pelos agentes. A fiscalização da Prefeitura também conta com o apoio importante da Brigada Militar e da Polícia Civil em sua atuação.
Denúncias de aglomerações ou do não cumprimento de normas vigentes no Modelo de Distanciamento Social do Estado podem ser feitas pelos telefones 3724-6012 ou 3724-6122 (este sendo 24 horas por dia nos 7 dias da semana).