Auditoria pode deixar Estado livre de vacinação contra aftosa

Por
Auditoria pode deixar Estado livre de vacinação contra aftosa
RURAL
24 de abril de 2019 - aftosa

Foto: Arquivo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) formalizou nesta semana o pedido de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sistema de defesa sanitária animal com o objetivo de avaliar, na segunda quinzena de julho, a situação em relação à febre aftosa.

A iniciativa visa à possível evolução de status sanitário para a condição de livre de febre aftosa sem vacinação. O secretário Covatti Filho entregou o documento ao superintendente federal do Mapa no Estado, Bernardo Todeschini, durante o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul, realizado na Assembleia Legislativa.

No documento, o secretário informa que o Estado já elaborou um plano estratégico para o cumprimento das metas, a partir de uma auditoria realizada em 2017, em conjunto com o governo federal.

Entre os principais argumentos da pasta, estão o progresso no sistema de vigilância e monitoramento a campo em todo o Estado, incluindo o controle de trânsito animal e de produtos de origem animal nos postos de divisa e fronteira.