Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Áudios – Setor vive expectativa com Abertura da Colheita da Oliva em Cachoeira do Sul

Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

 

 

A 13ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva será realizada no próximo dia 7, em Cachoeira do Sul. O evento será sediado na propriedade da Puro Azeite, onde o pomar possui 200 hectares plantados com mais de dez variedades de olivas.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), mostra expectativa com o evento e cita a possibilidade de ampliação da cultura no Rio Grande do Sul:

 

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2025/03/clair-kuhn-1.mp3?_=1

 

Kuhn ainda destaca parcerias em benefício da olivicultura no Estado:

 

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2025/03/clair-kuhn-2.mp3?_=2

 

Já presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, lembra que o cenário neste ano está mais otimista:

 

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2025/03/renato-fernandes1.mp3?_=3

 

Fernandes ainda detalhou a programação da 13ª edição do evento:

 

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2025/03/renato-fernandes2.mp3?_=4

 

Olivicultura no RS

O RS é o maior produtor nacional de oliveiras e azeites e apresenta as melhores condições de clima e solos do país para o cultivo de oliveiras no país. A estimativa atual é cerca de 6,5 mil hectares plantados por 340 produtores em 112 municípios.

As maiores áreas estão na Metade Sul, destacando-se em Encruzilhada do Sul, Canguçu, Pinheiro Machado, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, São Sepé, São Gabriel, Sentinela do Sul e outros.

Em 2024, a produção de azeites foi de 190 mil litros. Atualmente são 25 fábricas e tem cerca de 100 marcas de azeite.

 

Sobre a propriedade

A Puro Azeite é de propriedade da família Farina, tradicional marca da indústria moveleira da Serra. Durante 20 anos, o patriarca, José Eugênio Farina, tentou produzir soja no Nordeste sem sucesso. Os netos, hoje, gerenciam o negócio de azeite de oliva na propriedade. O Puro Azeite, é um dos mais premiados do país e os investimentos da família Farina girou em torno de mais de R$ 20 milhões. Na propriedade, são produzidos azeites das variedades arbequina, arbosana, coratina, frantoio, galega, koroneiki, manzanilla e picual.

Além do ato da colheita, o Ibraoliva prepara uma homenagem à força feminina que atua na olivicultura não só em propriedades, mas em outros setores da sociedade.

 

Confira a programação da abertura

9 horas – Início do credenciamento

9h30 – Conversa sobre a temática com Puro e Ibraoliva

10 horas – Workshop Sict: “Resultados e perspectivas das pesquisas conduzidas com os azeites Selo Produtos Premium”

10h30 – Homenagem especial às Olivicultoras

11 horas – Solenidade oficial de abertura

12 horas – Extração comemorativa

12h30 – Almoço e confraternização

Sair da versão mobile