Áudio: governador comenta decreto de calamidade para Cachoeira do Sul

Por
Áudio: governador comenta decreto de calamidade para Cachoeira do Sul
ESTADO
8 de setembro de 2023 - Governador Eduado Leite / Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 79 municípios do Estado, levando em consideração a ocorrência de chuvas volumosas, ocorrência de alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de intensidades elevadas. Após a publicação, o decreto tem validade de 180 dias. Cachoeira do Sul integra a lista, conforme a reportagem do Portal OCorreio antecipou.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta sexta-feira (8), 83 municípios foram afetados por chuvas e enchentes, sendo registradas 41 mortes e ainda 25 desaparecidos. Além disso, mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 7,8 mil estão desalojadas.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que a prioridade do decreto que incluiu Cachoeira do Sul é proteger vidas e cuidar das vítimas afetadas pelas chuvas e enchentes, até que a situação esteja estabilizada.

De acordo com o governador, os municípios contam com apoio de aeronaves, botes e barcos para resgatar as pessoas. Ele ainda explica que devido ao clima, o solo está encharcado e os rios estão cheios, por isso, qualquer chuva pode gerar um novo comprometimento.

A previsão do tempo para sábado (9) é de nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas e trovoadas no Rio Grande do Sul, exceto no sudoeste do estado, onde ficam os municípios de Campanha Ocidental, Campanha Central e Campanha Meridional. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Além disso, segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, há dez trechos com bloqueios totais ou parciais em seis rodovias devido às chuvas intensas.

Fonte: Brasil61