22.9 C
Cachoeira do Sul
sábado, 23 janeiro, 2021 - 08:04
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Audiência pública debate o impacto do uso de agrotóxicos na água potável

 

Será realizada nesta sexta-feira, dia 27/11, a partir das 14h, uma audiência pública para debater o impacto do uso de agrotóxicos nos mananciais de água potável e para consultar a comunidade e levantar questões a respeito do tema. A iniciativa é uma promoção conjunta do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) e do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), e é intitulada “A Potabilidade da Água para Consumo Humano e Comunicação de Riscos por Conta do Uso de Agrotóxicos”.

A audiência, realizada online, será gravada, e poderá ser acessada com a participação via chat no link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PPde3kfk8aQ&feature=youtu.be. O objetivo é fazer um balanço das questões mais importantes sobre o tema, coletar informações, receber denúncias e propor encaminhamentos. Embora não seja o modelo ideal para uma atividade dessa natureza, a videoconferência é o método adequado no momento devido à situação de excepcionalidade por conta da covid-19.

Clique aqui para ler o edital do evento

O evento terá a participação de coordenadores e integrantes das duas entidades. A partir das 16h30, será dada a palavra ao público externo – mediante inscrições prévias. Depois das 17h20, será a vez de ouvir representantes de entidades públicas e privadas, organizações e movimentos sociais participantes da audiência. Estão na pauta manifestações e apresentações de engenheiros, químicos e pesquisadores que investigam os efeitos do uso de agrotóxicos em cursos de água potável. Também será debatida a atual situação das normas a respeito do tema.

“Quando se trata da água que bebemos todos os dias, qualquer possibilidade de contaminação dessa água por qualquer tipo de agente tóxico ou malicioso deve ser analisada com nossa máxima atenção. No FGCIA, elegemos para atuação prioritária em 2020 essa questão do impacto dos agrotóxicos na água potável e, com essa perspectiva, na audiência pública do próximo dia 27, vamos ver o que estabelece a legislação vigente, o que dizem as pesquisas sobre o tema e o que mais podemos fazer a respeito” – diz o procurador do MPT-RS Noedi Rodrigues da Silva, coordenador do FGCIA.

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura do evento.
14h10 – Atuações do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos.
14h30 – Palestra de Sílvia Thaler – Coordenadora do GT Agrotóxicos do CEVS/SES, e Camila Azambuja, Engenheira Química e Coordenadora do VIGIÁGUA, “Avaliação da qualidade da água para consumo humano no município de Vacaria no ano de 2019 – estudo de caso”.
15h10 – Palestra da Dra. Sônia Corina Hess, Engenheira Química da UFSC, “A presença de agrotóxicos em águas de abastecimento de Santa Catarina”.
15h50min – Palestra do Dr. Rafael Kopschitz Xavier Bastos, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, “Regulamentação de agrotóxicos em normas de qualidade da água para consumo humano”.
16h30 – Será dada a palavra ao público externo através de inscrições prévias.
17h20 – Será dada a palavra a entidades públicas ou privadas, bem como movimentos sociais organizados participantes da audiência, no limite de 12 (doze) inscrições de cinco minutos para cada intervenção.
18h20 – Encaminhamentos e encerramento do evento

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região