23.4 C
Cachoeira do Sul
domingo, 27 setembro, 2020 - 19:48
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Atendimento presencial do INSS será adiado mais uma vez

 

Atendimento presencial não acontece desde março. Foto: Arquivo

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, informou em audiência com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Previdência Social (Fenasps), que a retomada do atendimento presencial nas agências será novamente adiado. O cronograma previa atendimento a partir da próxima sexta-feira (21).

Essa será a sexta vez que a autarquia muda a data para a reabertura. A nova previsão é que as agências voltem a funcionar para o público no próximo dia 31 de agosto ou 8 de setembro.

IMPORTANTE

Desde o dia 13 deste mês, o INSS oferece um novo serviço para receber documentos nas agências de todo o país. A agência de Cachoeira do Sul já dispõe do serviço.

É mais uma alternativa para reduzir o número de pedidos de benefícios parados, que já passa de um milhão. Desde o início da pandemia, o atendimento presencial foi suspenso.

Passo a Passo

Os documentos poderão ser entregues em urnas que ficam na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS na unidade mais próxima de sua residência.

É preciso fazer agendamento pelo telefone 135 ou no site Meu INSS, tendo em mãos o número do protocolo do benefício em análise, além de nome e CPF da pessoa que depositará o envelope na urna.

Depois do agendamento, o usuário deverá preencher o formulário de autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações, incluindo o formulário e os documentos solicitados em envelope que deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora, com os seguintes dados: nome completo, CPF, endereço completo; telefone, e-mail (se tiver) e número do protocolo do agendamento.

Depois disso, o envelope deverá ser depositado em urnas posicionadas nas portas das agências, pelo lado de fora. A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O INSS alerta que para pedidos de antecipação do auxílio-doença, a Exigência Expressa não vale. Nesses casos, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS

 

 

Advertisement